O que são as bolinhas no braço, na coxa e no bumbum e como tratá-las?

Não é difícil encontrar quem tenha bolinhas no braço, principalmente entre o ombro e o cotovelo. Muita gente confunde essas lesões frequentemente com foliculite e até acne. Mas, a depender de como elas aparecem, podem se tratar de outra condição cutânea muito comum: a queratose pilar.

Entenda por que algumas pessoas têm bolinhas no braço, nas coxas e até no bumbum, como elas surgem e de que forma tratá-las:

O que são bolinhas no braço?

Bolinhas no braço
Ter bolinhas na pele do braço é algo bastante comum (Crédito: Freepik)

O dermatologista Domimberg Ferreira, da Clínica Megamed, explica que as bolinhas na pele são frutos da  queratose pilar.

A principal característica dessa condição é a formação de pequenos caroços de queratina nos folículos que produzem pelos. Sua aparição é mais comum nos braços, das coxas e nos glúteos.

Além das bolinhas endurecidas, a pele pode apresentar aspereza, vermelhidão e ressecamento, o que faz com que o problema se confunda com foliculite, alergia ou acne. Alé disso, um terço dos casos pode manifestar coceira.

Bolinhas no braço também podem ser foliculite?

Apesar das duas condições serem parecidas, foliculite e queratose pilar não são a mesma coisa. No caso da foliculite, essas bolinhas no braço, pernas ou bumbum se apresentam de forma inflamada e, geralmente, acompanhadas por algum incômodo dolorido.

Em quem surge?

A ceratose pilar, outro possível nome para o acometimento, é mais comum em mulheres e costuma surgir na adolescência, podendo melhorar com o passar dos anos ou perdurar para o resto da vida.

O problema se intensifica na gravidez devido a flutuações hormonais, e também nos climas frios, quando é comum o uso de roupas mais justas e abafadas que colaboram com a obstrução pilar.

Bolinhas no braço
Ter bolinhas vermelhas na pele do braço, pernas ou bumbum é normal, mas pode incomodar devido à aparência (Crédito: Freepik)

O que causa bolinhas no braço, perna e mais

Segundo o especialista, a queratose pilar pode ser fruto de predisposição genética que faz a pele produzir queratina em excesso. Ela também pode estar relacionada com outras condições, como dermatite atópica, rinite ou asma.

Tratamento para bolinhas no braço

O distúrbio não tem cura, mas é possível controlá-lo com tratamento. Ele geralmente inclui mudanças de hábitos, determinados produtos de uso tópico e até medicamentos.

Produtos

Os cuidados consistem no uso de substâncias que desobstruem a saída do pelo e hidratantes – especialmente os feitos à base de ureia, ácido lático e alfa hidroxiácidos. Em contrapartida, em casos mais graves, pode ser necessário o uso de produtos com ácidos.

Esfoliação da pele (Crédito: Karolina Kaboompics/Pexels)

Esfoliação

Ainda podem ser aplicadas esfoliações leves, mas apenas sob orientação de um dermatologista, pois o excesso pode machucar a pele.

Evitar uso de roupas justas

Outra medida que colabora com o tratamento dos carocinhos no braço é evitar roupas justas. Isso é útil porque o atrito com a pele pode agravar a condição.

Medicamentos

Algumas medicações voltadas para a melhora na aparência da pele, especialmente em casos de acne, podem ajudar. O uso de medicamentos por conta própria, porém, é contraindicado. Por esse motivo, caso tratamentos tópicos e mudanças de hábito não funcionem, é indicado buscar um dermatologista ou endocrinologista para considerar o tratamento medicamentoso.

Creme para hidratar a pele (Crédito: Linda Prebreza/Pexels)

Saúde da pele