Bolinhas de gordura na pele podem ser sintoma de 2 problemas de saúde

O surgimento de pequenas bolinhas na superfície da pele pode ir além de uma simples alergia ou desconforto estético e indicar a possibilidade de taxas elevadas de colesterol e triglicérides no sangue. As lesões são depósitos de gordura e chamadas de xantelasma e xantoma.

Xantelasma e xantoma

De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia, xantelasma é um pequeno depósito de gordura e colesterol que aparece em forma de bolinha abaixo da superfície da pele, especialmente ao redor dos olhos, normalmente associados a níveis elevados de colesterol no sangue.

Assim como xantelasmas, os xantomas são nódulos benignos compostos de pele e gorduras que podem aparecer em qualquer parte do corpo, embora sejam mais comuns em áreas como cotovelos, mãos, pés e glúteos.

Shutterstock

Xantelasma e xantoma são disfunções cutâneas não contagiosas e não existem formas de prevenção. As condições podem ser tratadas com o uso de ácidos, laser ou eletrocoagulação. Outras formas de terapia incluem cirurgia para a retirada das placas e sutura com anestesia local.

Colesterol alto e triglicérides: riscos

Colesterol é a matéria-prima de moléculas importantes para o funcionamento do nosso corpo. A partir dele são produzidos vários hormônios envolvidos na manutenção da função cardiovascular, metabólica e imunológica.

No entanto, em excesso, o colesterol se deposita na parede dos vasos sanguíneos e facilita o acúmulo de outras substâncias, levando a formação de placas de gordura que, quando endurecem os vasos, estreitam a passagem do sangue no corpo, aumentando o risco de infarto ou derrame.

ShutterStock

Assim como o colesterol, o triglicérides precisa ser controlado porque, em níveis altos no organismo, se transformam em tecido adiposo, o que aumenta os riscos de diabetes e de doenças coronarianas.

Triglicérides (ou triglicerídeos) são as gorduras derivadas do consumo de carboidratos e da quebra da própria gordura que funcionam como reserva de energia para o corpo e são responsáveis por garantir combustível aos músculos.

Colesterol e triglicérides