Benefícios do ginseng

De origem chinesa, o ginseng é um dos fitoterápicos mais utilizados em todo o mundo. Historicamente, essa planta sempre foi amplamente utilizada para combater o estresse e o cansaço.

Hoje, o Outra Medicina falará sobre os muitos benefícios do ginseng, como utilizar e quais os cuidados devemos ter ao fazer uso desse potente fitoterápico.

Leia também:
Dossiê dos chás indica qual emagrece, relaxa ou cura enfermidades

Chás gelados têm antioxidantes que combatem os radicais livres

Benefícios do ginseng

O ginseng tem ação direta sobre a circulação provocando assim uma significativa melhora física e mental. Popularmente, o ginseng é conhecido por combater a impotência sexual.

Essa raiz também ajuda na recuperação de pacientes com câncer que fazem tratamentos quimioterápicos e radioterápicos, estimula a liberação de hormônios que regulam a produção de colesterol, atua na melhora do aprendizado e memória, regula pressão arterial, e reduz os níveis de cortisol no sangue.

No mercado o ginseng é encontrado na forma de chá, cápsulas, xarope ou em pó.

Tipos de ginseng

Existem 5 tipos de ginseng:

Ginseng Chinês/Coreano (Panax ginseng) 

Atribui-se a ele efeitos estimulantes, melhorando a circulação sanguínea e ajudando na recuperação de doenças leves. Pode ser adicionado a sopas.

Ginseng Americano (Panax quinquefolius)

É o ginseng que é cultivado nos EUA e no Canadá. Tem ação calmante e reduz episódios de gripes em idosos. 

Ginseng Silvestre

Não se cultiva esse tipo de planta. Ela é encontrada na natureza e por este motivo estudos mostram que o ginseng silvestre é de melhor qualidade.

Ginseng Vermelho

É representado pelo ginseng chinês/coreano que foi submetido ao calor. Seus efeitos seriam de estimulante sexual e combate ao câncer. Um estudo realizado com esse tipo de ginseng mostrou certo benefício no tratamento da impotência. Outro estudo mostrou que essa erva pode ajudar a controlar a recidiva do câncer de estômago.

Contra indicações

O ginseng é contra indicado a pacientes com problemas renais, infecções agudas, gestantes e mulheres que estão amamentando. Seu uso em excesso pode provocar diarreia, aumento da pressão arterial, nervosismo, insônia e dor nas mamas.

Converse com um nutricionista ou médico antes de fazer uso do ginseng e relate caso você esteja tomando alguma medicação.