Ingrediente indispensável na mesa de muitos brasileiros, o arroz já não se resume mais aos tipos branco ou integral. Várias versões do grão, com cores, texturas e sabores diferentes estão disponíveis no mercado, mas algumas delas se destacam quanto aos benefícios que podem oferecer para a saúde.
O arroz negro, ainda não tão difundido na gastronomia brasileira, é composto por uma série de nutrientes que trazem melhorias para o corpo. Além disso, o grão é menos calórico que o arroz integral, ou seja, é um aliado na busca pelo emagrecimento.
Motivos para consumir arroz negro
Sempre jovem
Pesquisas indicam que esse tipo de arroz contém dez vezes mais compostos fenólicos que o arroz branco. Esses compostos são antioxidantes e, por tanto, previnem o envelhecimento precoce.
Coração saudável
Os polifenóis são abundantes no grão negro e ajudam a prevenir problemas cardiovasculares
Bom funcionamento do intestino
Se comparado ao arroz integral, esse tipo de grão tem quase o dobro de fibras em sua composição. Isso ajuda a manter o bom funcionamento do intestino.
Opção para vegetarianos
O consumo de proteínas é fundamental para o bom funcionamento do corpo. Para quem é vegetariano, uma boa opção para reduzir a defasagem do nutriente é o arroz negro, que contém uma quantidade superior de proteína em relação aos outros tipos de arroz.
Ossos fortes
Rico em magnésio, o arroz negro ajuda na absorção do cálcio e reduz a possibilidade de doenças ósseas.
Leia também:
Benefícios do arroz integral cateto
Benefícios do arroz selvagem
Como fazer leite de arroz








