Beber café poderia cortar seu risco de ter câncer de fígado pela metade, sugere estudo

Tradicional bebida brasileira, o café é amplamente consumido no país e, além de garantir pique extra para as atividades do dia a dia e turbinar a memória, pode até ser considerado um aliado da saúde, já que, segundo recente estudo, pode reduzir até pela metade os riscos de câncer de fígado.

Café pode evitar câncer de fígado

Um trabalho científico realizado pelas universidades de Southampton e Edimburgo, examinou dados de 26 diferentes pesquisas e descobriu que, em comparação com pessoas que não tomavam café, aquelas que consumiam uma xícara da bebida tinham um risco 20% menor de desenvolver a forma mais comum de câncer de fígado primário.

Ainda de acordo com o estudo, que envolveu mais de 2,25 milhões de participantes e foi publicado pela revista científica BMJ Open, as pessoas que bebiam duas xícaras tinham 35% menos chances de desenvolver a doença, enquanto aquelas que consumiam cinco xícaras reduziam o risco pela metade.

Os pesquisadores afirmam que o levantamento indica que o café pode ser um excelente remédio natural quando consumido com moderação, mas que não sugere que todo mundo comece a beber cinco xícaras de café por dia como uma espécie de tratamento.

Eles ressaltam que, apesar dos resultados positivos, novas investigações devem ser feitas para conhecer os possíveis danos causados ​​pela alta ingestão de cafeína, uma vez que há evidências de que a substância deve ser evitada por certos grupos de pessoas, como quem sofre de distúrbios de sono e mulheres grávidas, por exemplo.

Impactos do café para a saúde