Beber água morna com limão em excesso detona seus dentes: saiba quanto tomar

por | jun 30, 2016 | Saúde

Cheia de benefícios para o corpo, a água com limão auxilia na perda de peso, melhora o sistema imunológico e facilita a digestão, porém, esta bebida poderosa para o organismo faz mal para uma parte do corpo: os dentes. Para evitar que eles fiquem manchados e sensíveis, é indicado consumir a água moderadamente e fazer higienização bucal correta.  

Leia também:
Como clarear os dentes naturalmente com 7 alimentos 
Manchas nos dentes de leite: o que pode ser? 
Alimentos que mancham os dentes: veja quais são 

Água com limão faz mal para os dentes 

Por ser uma fruta cítrica, o limão provoca acidez e desmineralização nos dentes, deixando-os sensíveis e com o esmalte desgastado. “O limão descalcifica os dentes, e quando isto acontece eles ficam opacos. A impressão é que o dente ficou mais branco, mas na verdade a acidez tirou a camada protetora do dente, deixando-o mais sensível e desgastado”, explica a dentista Jacquelina Cabral, ortodontista da Clínica Odontossistêmica, no Rio de Janeiro. 

Quando estão descalcificados, pigmentos de alimentos entram nos dentes, deixando-os escuros e manchados. Além disso, o consumo de água com limão em excesso pode gerar aftas e cáries.

Como consumir 

É indicado consumir 1 copo por dia, com ¼ de suco de limão e ¾ com água. E, para evitar qualquer dano aos dentes, é preciso escová-los logo após o consumo ou fazer um bochecho.

Segundo a dentista, o melhor horário para consumir a bebida é após o almoço ou jantar, pois o pH da saliva está mais neutro, e a ingestão da água com limão causará menos danos aos dentes – o que contraria as dietas que indicam  beber água morna com limão em jejum, logo depois de acordar.

“De manhã a boca está ácida porque não teve troca de saliva enquanto você estava dormindo, então é indicado escová-los ou bochechar depois de consumir para não ficar mais ácida ainda”, ensina. 

Contraindicações 

“Não é indicado para quem tem sensibilidade nos dentes, boca seca, pois está mais ácida já tem menos saliva, e para quem tem muita afta”, afirma.