Ela é parecida com uma batata doce, tem textura pouco resistente e sabor adocicado. Originária dos Andes, a batata yacon é uma grande aliada no controle da diabetes e na manutenção da saúde intestinal, além de trazer vários outros benefícios à saúde.
Leia também:
5 alimentos que prendem o intestino
Carne vermelha: mocinha ou vilã?
De acordo com a nutricionista da Clínica Super Healthy, Paola Moreira, a principal vantagem da batata yacon está na maneira como seus carboidratos são processados pelo organismo. “Enquanto a maioria dos tubérculos e raízes, como batata inglesa, mandioca e a mandioquinha, são ricos em amido, a batata yacon armazena carboidratos na forma de fruto-oligossacarídeos (FOS), que não são digeridos diretamente pelo organismo humano”, afirma.
Por ser um carboidrato simples, o amido é absorvido rapidamente pelo organismo, liberando grandes quantidades de açúcar e elevando os níveis de insulina na mesma velocidade.
Benefícios da batata yacon
O tubérculo controla os níveis de açúcar do sangue. Crédito: Thinkstock
Controla a diabetes
A ausência de enzimas capazes de quebrar os fruto-oligossacarídeos faz com que sua digestão seja lenta, distribuindo açúcar de maneira gradual às células do corpo de forma a estabilizar a glicose e evitar picos de glicemia. Ao controlar os níveis de açúcar no sangue, esses compostos agem no organismo de forma semelhante às fibras, por isso, a batata yacon é extremamente benéfica para os portadores de diabetes.
Faz o intestino funcionar
Além de atuarem da mesma forma que as fibras, os fruto-oligossacarídeos tem ação prebiótica, isso é, estimulam o crescimento e atividade das bactérias intestinais que garantem a boa saúde do órgão. “O alto teor de fibra alimentar e prebiótica alivia a constipação, aumenta a absorção de minerais, fortalece o sistema imunológico e diminui o risco de câncer de cólon”, afirma.
A ação prebiótica ajuda o intetsino a funcionar. Crédito: Thinkstock
Antioxidante
Devido ao alto teor de água (em torno de 85%), o valor energético dessa raiz é baixo. Segundo a nutricionista, a yacon ainda possui boas quantidades de compostos fenólicos em comparação a outros tubérculos, assumindo importante função antioxidante.
Bom humor
Essa raiz ainda contém boas doses de vitamina C e potássio. “Outro composto presente é o triptofano, aminoácido essencial para a formação da serotonina, um neurotransmissor relacionado ao bem estar, bom humor, sentimento de satisfação e relaxamento”, relata.
Como consumir
Com doses de triptofano, ela garante bom humor. Crédito: Thinkstock
Apesar de ser fonte de carboidrato, a batata yacon não supre a necessidade de outros alimentos, como pães e massas. “É preciso consumir uma quantidade específica de amido para a formação do glicogênio, a nossa reserva energética que fica nos músculos e no fígado. Essa reserva não é formada a partir de carboidratos não digeríveis, como os frutooligossacarídeos”, afirma a Paola.
Para aproveitar todos os benefícios desse tubérculo, o ideal é consumi-lo cru e descascado. Ele deve ser mantido em geladeira e consumido em poucos dias. Acrescentá-lo a sucos, saladas ou comer cru com canela são algumas opções.
Confira algumas receitas fáceis que levam a batata yacon.