Azeite de oliva para dor de ouvido? Médico PROÍBE: “Extremamente perigoso”

Receitas caseiras para curar doenças simples, apesar de serem passadas de geração para geração, nem sempre funcionam de verdade e podem até colocar a saúde em risco.

Aparentemente inocentes por usarem produtos supostamente naturais, os métodos, como o da aplicação de azeite de oliva para curar dor de ouvido, podem ser extremamente perigosos, segundo o otorrinolaringologista Dr. Jamal Azzam, da Clínica Jamal.

Azeite cura dor de ouvido?

iStock

De acordo com o médico, pingar azeite de oliva para aliviar dor de ouvido não é indicado porque o produto contém ácidos que podem irritar o canal auditivo e piorar ainda mais a condição. Ao contrário do que muitos acreditam, o óleo não é um anti-inflamatório natural, explica o profissional.

O otorrinolaringologista ainda fala sobre os riscos de cutucar o ouvido ou utilizar outra receita caseira para acabar com dores, audição tampada ou coceira e afirma: “o canal auditivo é um órgão extremamente sensível. Pingar ou cutucar os ouvidos pode perfurar a membrana do tímpano, que pode levar a perda auditiva, transitória ou definitiva”.

Audição e cuidados com os ouvidos