A atriz Kim Basinger fez um desabafo emocionante sobre o enfrentamento da agorafobia em entrevista ao podcast “Red Table Talk”, apresentado no Facebook Watch por Jada Pinkett-Smith.
Em uma conversa ao lado da filha, Ireland Baldwin, a veterana de Hollywood explicou alguns de seus sintomas e dividiu sua experiência com o público.
Kim Basinger detalha crises de agorafobia
Aos 68 anos, Kim Basinger descreveu como foi atravessar uma batalha contra a agorafobia, condição que ela mesma desconhecia, mas que diz ter enfrentado “bravamente durante os anos”.
“Foi realmente horrível sentir que isso me vencia”, lamentou a atriz. “Eu não saía de casa. Não ia mais jantar. Foi como se tudo se fechasse ao meu redor e eu tivesse que reaprender a fazer absolutamente tudo”.
Basinger citou como exemplo como voltar a dirigir foi um tremendo desafio. “Tive que reaprender a dirigir, e por muitos anos eu não atravessava os túneis em Malibu.
“Tudo me fazia nervosa, como o vidro (subindo) na porta, ou (lembrar) onde eu aperto para abrir a porta. Tudo se tornou muito trabalhoso de descobrir como fazer”.
Por fim, Basinger desabafou sobre a sensação de constante indisposição. “Você vive com a boca seca o tempo todo, tremendo muito, e você está tão exausta o tempo todo”.
https://www.instagram.com/p/Cc3T1S4Jv-J/
Além da conversa na Red Table, Kim Basinger fala sobre ansiedade e sintomas físicos em suas redes sociais. Em um post celebrando a entrevista no seu perfil do Instagram, a atriz celebrou a importância de falar abertamente sobre o tema: “Espero que isso ajude pelo menos uma pessoa (…) nós estamos nessa juntos”.
O que é agorafobia?
Segundo informações da instituição médica norte-americana Mayo Clinic, a agorafobia é um tipo de transtorno de ansiedade que provoca o medo de lugares e situações que podem causar pânico, vergonha ou vulnerabilidade.
A condição pode ser agravada com o surgimento de síndrome do pânico, que pode fazer com que a pessoa sofra ataques de pânico em situações de desconforto.
Os sintomas típicos da agorafobia, ainda segundo a instituição, podem ser desencadeados ao sair de casa sozinho, em multidões ou filas, espaços fechados ou muito abertos (como estacionamentos ou shoppings), uso de transporte público, entre outros.
O estresse e ansiedade provocados em meio a essas situações são os gatilhos para crises, que podem oferecer riscos ao portador da condição.
Como tratar a agorafobia?
A agorafobia pode provocar uma severa limitação de socialização, desenvolvimento profissional e pessoal a quem tem a condição. Por isso, é essencial confirmar o diagnóstico e seguir um tratamento adequado, junto a psicólogos e psiquiatras.
Em muitos casos, assim como outros transtornos de ansiedade, a agorafobia pode ser tratada com ajuda da psicoterapia e mudança de hábitos. Porém, só o médico psiquiatra poderá avaliar a necessidade de uso de medicações e medidas mais severas para redução de sintomas.