Até quanto tempo é normal não conseguir engravidar? Quando procurar um médico?

por | ago 13, 2019 | Saúde

Parar de tomar pílula não significa que uma mulher vai engravidar de um dia para o outro. Cada organismo tem o seu tempo, e pode ser que demore alguns meses até que o exame dê positivo. Mas como saber se esse tempo de espera está dentro do normal?

Sinais de infertilidade

De acordo com a Sociedade Brasileira de Reprodução Assistida (SBRA), uma pessoa é considerada infértil a partir do momento em que abre mão de métodos contraceptivos, tenta engravidar durante 12 meses e ainda assim não consegue gerar um embrião.

Para mulheres acima de 35 anos, este período diminui para seis meses. Depois disso, o casal deve procurar um médico para fazer exames e investigar as possíveis causas da infertilidade, problema que afeta cerca de oito milhões de pessoas no Brasil.

Tratamento adequado

Para prescrever o melhor tratamento, o médico deverá identificar a causa da infertilidade, que nas mulheres pode estar associada a problemas como endometriose, síndrome dos ovários policísticos ou a idade: depois dos 35 anos, a quantidade e qualidade dos óvulos diminuem progressivamente – o que resulta em menores chances de gravidez e aumento dos riscos de aborto e doenças genéticas.

Segundo Matheus Roque, médico creditado pela SBRA, buscar informação é a melhor forma de tratar o problema: “Muitos casais ficam frustrados após alguns meses de tentativas, sem saber que ainda há muitas alternativas pela frente e que, na maioria dos casos, a gravidez será alcançada com uma ajudinha menor ou maior da medicina ou com as técnicas de reprodução assistida”.

Dificuldades para engravidar