Comecemos a falar um pouco a respeito do pólen e de suas propriedades. O pólen nada mais do que o conjunto dos minúsculos grãos produzidos pelas flores das angiospermas, que são os elementos reprodutores masculinos, onde se encontram os gâmetas que vão fecundar os óvulos, que posteriormente irão se transformar em sementes. Este é um dos alimentos das abelhas, que o processam por meio de enzimas nos seus panais. Mas, quais as propriedades do pólen?
O pólen é rico em minerais, tendo muito potássio, ferro e cálcio. Ele é uma fonte muito valiosa de oligo como o selênio, o magnésio, o zinco e o cobre entre outros.
A cor amarela é predominante no pólen, mas também existem algumas espécies botânicas que produzem pólen em outras cores. Mas destaquemos dentro das propriedades do pólen as mais valiosas: sua capacidade nutricional, seu poder revitalizante, energizante e antioxidante. Por isso emprega-se em pessoas sometidas a um esforço físico e intelectual, ou também naquelas com uma alimentação insuficiente.
Por exemplo, recomenda-se para que alguns esportistas possam aumentar o seu rendimento e afrontar o desgaste físico e psíquico.
Um jeito de poder usar o pólen é deixando dissolver uma ou duas colherzinhas (5-10 gramas) de pólen granulado em um copo de líquido frio durante 30 minutos. Para melhorar os resultados é útil consumi-lo pela manhã ou pela tarde em jejum. É recomendável que você não sobrepasse a dose para não correr riscos.