Na busca pelo corpo perfeito, muitas pessoas passam por cima da própria saúde e fazem verdadeiras loucuras para atingir seu objetivo estético o mais rápido possível. Dietas malucas e uso de substâncias ilegais são as principais delas, seguidas pela prática inadequada de atividades físicas.
Leia também:
Exageros nas atividades podem causar tendinite crônica e lesões
Alongamento e aquecimento: qual é melhor?
De acordo com o ortopedista Gustavo Arliani, especialista em Traumatologia do esporte e Cirurgia do Joelho, uma das principais consequências deste ato são as lesões, que podem comprometer o andamento do treino e o bem-estar do praticante.
“Muitos fatores favorecem o aparecimento das lesões, mas os mais comuns são a técnica inadequada na realização de exercícios, uso de esteroides anabolizantes e treinamento excessivo, ou sobrecarga”, alerta o médico.
Saiba quais são as 3 principais lesões sofridas por praticantes de musculação e fique atento aos sintomas e prevenção:
Lesão no cotovelo
É caracterizada pela dor na parte ‘de fora’ do cotovelo.
Fatores de risco: realização de movimentos repetidos de supinação e pronação do antebraço, com o cotovelo perto da extensão.
Prevenção: atenção à técnica e aumento gradual da intensidade e volume de exercícios.
Tratamento: medicamentos anti-inflamatórios, gelo, repouso e fisioterapia.
Dor na coluna
Acomete as regiões inferiores da coluna lombar.
Fatores de risco: esforços repetitivos, excesso de peso, condicionamento físico ruim e erro postural na execução dos exercícios.
Prevenção: postura adequada durante o treino, melhorar o condicionamento físico, fortalecer e alongar os músculos e evitar obesidade e flacidez abdominal com dieta balanceada e exercícios regulares.
Tratamento: medicamentos para aliviar os sintomas e fisioterapia.
Lesão no joelho
Causa dor ou desconforto na parte frontal do joelho, especialmente após ficar sentado na mesma posição por muito tempo.
Fatores de risco: mal posicionamento da patela, uso exagerado de salto alto e sobrecarga da articulação, principalmente no exercício de cadeira extensora.
Tratamento: anti-inflamatórios, fortalecimento da musculatura extensora do joelho e alongamento dos músculos posteriores da coxa e perna.