Ao saber o que acumula na sua escova de cabelo, a limpará ao menos 1 vez por semana

Você lembra qual foi a última vez que higienizou sua escova de cabelo? Se não consegue sequer se lembrar, saiba que pode estar cometendo um erro capaz de prejudicar seus fios e seu couro cabeludo.

Por que você deve limpar sua escova de cabelo

Assim como pincéis de maquiagem e outros itens de beleza, a escova de cabelos também fica suja com o uso repetitivo e deve ser higienizada pelo menos uma vez por semana. Além dos fios presos, o acessório acumula oleosidade, resíduos de produtos, poeira e poluição.

Os resquícios de impurezas e pele morta presentes na escova podem criar um ambiente favorável para o desenvolvimento de bactérias que prejudicam a saúde dos fios e aumentando até mesmo riscos de infecções no couro cabeludo.

Como higienizar a escova de cabelo corretamente

Antes de tudo, o indicado é retirar completamente os fios das cerdas. Em seguida, com água corrente e sabão neutro, lave com cuidado para não danificar a peça, esfregando com um pincel macio ou escovinha apropriada para escovas.

Caso a sujeira esteja impregnada, coloque a escova de molho de 15 a 30 minutos, lave, enxague e deixe secar naturalmente, sem usar o secador, que pode comprometer a qualidade do acessório.

Escovas com base metálica podem ser deixadas de molho até 15 minutos e também podem ser lavadas como as de madeira, mas é preciso enxugá-las com pano seco para evitar oxidação. Escovas ionizadas e almofadadas, no entanto, não devem ser deixadas de molho. Elas devem apenas lavadas em água corrente e ser completamente secas com pano.

Cuidados com a higiene