Esse anticoncepcional masculino foi capaz de inibir a fertilidade de primatas e roedores em pouquíssimas semanas – e ele não e à base de hormônios
Publicado na revista científica “Nature”, um estudo recente demonstrou eficácia de um contraceptivo oral masculino em animais. A pílula em questão foi testada em ratos e primatas – e, com a inovação de ser não-hormonal, ele inibiu com sucesso a produção de esperma pelos animais. Saiba mais abaixo:
Anticoncepcional masculino tem sucesso em teste com animais

Testes recentes publicados no periódico Communications Medicine, da revista “Nature”, mostraram a eficácia de um anticoncepcional masculino inovador em desenvolvimento. O YCT-529 foi, por enquanto, testado em animais – e o sucesso do experimento abre precedentes animadores para testes em humanos.
Como funciona esse anticoncepcional masculino?

Atualmente, não há nenhum tipo de anticoncepcionais masculinos, voltados para a prevenção de gravidez em mulheres que se relacionam com homens. O YCT-529, droga não-hormonal, age na vitamina A, necessária para a produção de esperma. Testado em primatas e roedores, ele demonstrou eficácia surpreendente, bem como uma esperança para mudar o cenário atual.
Segundo os resultados publicados, o medicamento foi capaz de inibir a fertilidade de roedores após 4 semanas de administração. Em primatas, por sua vez, a inibição da fertilidade ocorreu depois de apenas duas semanas de administração.

Outra parte positiva da droga é que, ao contrário do único método contraceptivo masculino disponível atualmente, a vasectomia, ele é rapidamente e efetivamente reversível em todos os casos. A fertilidade dos roedores voltou ao normal 6 semanas após a suspensão do anticoncepcional masculino – e, em primatas, isso ocorreu após um período de 10 a 15 semanas.
Segundo a equipe responsável, os testes não demonstraram qualquer efeito adverso nas cobaias. Não há previsão de quando os estudos em humanos podem começar.