Ana Maria Braga é uma verdadeira guerreira. A apresentadora já enfrentou o câncer três vezes: na pele, no intestino e no pulmão. Em seu programa “Mais Você”, a apresentadora falou sobre o perigo do câncer de pele e como alguns erros que ela cometeu desencadearam a doença.
Câncer de pele de Ana Maria: erro desencadeou
Ana Maria Braga descobriu o câncer de pele em 1991. Segundo a apresentadora, na época, a importância do protetor solar não era tão difundida como hoje e ela até usava um produto caseiro para acelerar o bronzeado.

Enquanto conversava com o dermatologista convidado para falar sobre o assunto no programa, revelou: “Eu tomei muito sol na época em que não tinha protetor solar. Muito pelo contrário, a gente passava coisas para poder ficar com aquele bronze. Misturava tudo que era marronzinho com urucum e dava cor. Quer dizer, aquilo fritava”.
Misturas caseiras podem ser muito perigosas pois, além de não proteger, aumentam os riscos de queimaduras e intensificam os efeitos danosos do sol.
De acordo com a dermatologista Cintia Otsubo, da Sociedade Brasileira de Dermatologia, os efeitos do sol em nossa pele têm efeito cumulativo, iniciando-se desde a infância.
“A exposição crônica gera uma sobrecarga de radicais livres e com o tempo causa mutações genéticas no DNA das células, aumentando a chance de formações de células cancerígenas”.
Cicatriz de Ana Maria Braga
A apresentadora ainda fez questão de mostrar a cicatriz da cirurgia que realizou para retirar uma pinta. O corte abrange quase toda a volta de seu braço. “Eu tive sorte de não ter uma metástase. As pessoas não acreditam que câncer de pele mata!”, disse a apresentadora.

Câncer de pele
- Câncer de pele: causas, sintomas e tratamento
- Alguns cânceres de pele não têm nada a ver com o sol: veja
- Veja quais tipos de pele correm mais riscos de ter câncer e como cuidar