síndrome de cushing

Amy Schumer descobriu doença após anos recebendo comentários sobre a aparência na web

A atriz buscou ajuda médica após receber muitas críticas ao formato do rosto – e descobriu a síndrome de Cushing

Em entrevista ao podcast “Call Her Daddy”, a atriz Amy Schumer falou recentemente sobre um diagnóstico que recebeu nos últimos anos. Segundo a famosa, tudo começou com comentários sobre o formato do rosto dela na internet – algo que a motivou a buscar ajuda e culminou no diagnóstico de síndrome de Cushing. Entenda abaixo a doença:

Amy Schumer descobriu doença após comentários sobre aparência na web

(Crédito: Dimitrios Kambouris/Getty Images)

A atriz norte-americana Amy Schumer falou recentemente sobre ter enfrentado uma doença chamada síndrome de Cushing. O mais curioso, no entanto, foi como se deu o diagnóstico, já que a humorista buscou ajuda médica após receber comentários sobre sua aparência nas redes sociais.

Ao “Call Her Daddy”, ela explicou que ignorou os comentários no início, mas passou a dar mais atenção conforme eles se repetiram de maneira incessante. “Eu estava tipo: ‘Ok, pessoal, relaxem’. Os médicos estavam dando a opinião nos comentários dizendo: ‘Algo realmente está acontecendo, seu rosto parece estranho’”, comentou.

Foi então que, ao procurar atendimento, ela descobriu a doença. “Estava tomando injeções de esteroides e isso causou uma coisa chamada síndrome de Cushing. Eu não saberia se a internet não tivesse me atacado tanto”, afirmou ela, explicando que tomou os medicamentos para amenizar cicatrizes após uma cirurgia em 2019.

Síndrome de Cushing: o que é e quando acontece

(Crédito: Jamie McCarthy/Getty Images for Writers Guild of America East)

A síndrome de Cushing tem relação com a concentração excessiva do hormônio cortisol no organismo. Esse hormônio é produzido pelo próprio corpo e desempenha diversas funções – mas, quando os níveis ficam muito altos por um período prolongado, ele pode causar alterações no organismo.

Em boa parte dos casos, a síndrome de Cushing acontece por fatores externos, como o uso prolongado de corticoides, usados em diversas condições de saúde. Em outros casos, condições como tumores nas suprarrenais, adenoma na hipófise e mais doenças podem causar uma síndrome de Cushing sem causas externas.

Os sintomas dessa doença são muitos, mas o principal deles é o aumento de peso, visível especialmente no rosto. Em geral, a face de quem tem a doença fica bastante arredondada e cheia, algo apelidado de “rosto de Lua”. Além disso, é possível citar também os seguintes sinais:

  • Fadiga e fraqueza muscular;
  • Estrias na pele;
  • Osteoporose;
  • Crescimento excessivo de pelos no corpo;
  • Irregularidade no ciclo menstrual;
  • Hipertensão;
  • Acúmulo de gordura nas costas, como uma corcunda.

Tratamento da síndrome de Cushing

Tratar a síndrome de Cushing envolve especialmente a redução do uso de corticoides caso os medicamentos sejam a causa da doença. Em casos nos quais ela é causada por condições de base, como tumores, pode ser necessário se fazer uma cirurgia ou radioterapia para lidar.

Saúde