No entanto, o sódio é sim um mineral necessário ao equilíbrio das funções corporais. Entre os principais benefícios do sódio para a saúde está a regulação do sangue e fluidos corporais. Além disso, a transmissão de impulsos nervosos, a atividade do coração, e certas funções metabólicas do corpo humano também requerem a presença deste elemento.
A Organização Mundial da Saúde recomenda 5 gramas de sal por dia. Para não passar dessa taxa, evite industrializados e embutidos, com temperos prontos, molho de soja, alimentos em conserva, entre outros, e acrescente pouca quantidade de sal à preparação dos seus alimentos.
Fontes naturais de sódio
Beterraba
Uma dessa raíz de cor roxa contém cerca de 65 miligramas de sódio. Mesmo assim, a beterraba diminui a pressão arterial e as chances de câncer e AVC. Por isso, tente sempre incluí-la na dieta.
Melão
Um melão inteiro contém 130 miligramas de sódio. Excelente para repor as necessidades desse mineral, principalmente na hora do lanche. Contudo, tenha o cuidado de saber como consumir, já que o melão engorda e traz riscos à saúde.
Cenoura e aipo
Esses dois vegetais contém cerca de 50 miligramas de sódio por unidade.
Camarão
Enquanto a maioria dos peixes contém pouquíssimo sódio, os camarões, lagostas, caranguejos e vieiras (para citar alguns) podem conter centenas de miligramas de sódio por porção.
Alcachofra
A alcachofra é uma bomba de nutrientes e também possui sódio. Uma única carrega 150 miligramas do mineral.
Espinafre
Uma xícara de espinafre contem 125 miligramas de sódio.
Carne vermelha
A carne vermelha é outro alimento naturalmente rico em sódio. Cada porção pode variar de 65 a 75 miligramas.