O corpo é capaz de regular a absorção de ferro, por isso a overdose desse nutriente é rara e, em geral, acontece em pessoas que estão expostas aos riscos de tomar suplementos alimentares sem indicação.
Tipos de ferro
Existem dois tipos de ferro – ferro heme e ferro não-heme. O ferro heme é encontrado em alimentos de origem animal, e é a forma de ferro que é mais facilmente absorvido pelo corpo depois de consumí-lo. Ferro não-heme é encontrado em alimentos de origem vegetal.
A recomendação diária para o ferro é de 18 mg para mulheres adultas e 8 mg para homens. Mas, para que todos os benefícios sejam adquidiros, é preciso consumir também alimentos ricos em vitamina C, que auxilia o corpo na absorção do ferro.
Alimentos ricos em ferro
Mariscos e ostras
Uma quantidade de 100 gramas de mariscos ou ostras pode fornecer 23,8 mg de ferro, além de potássio e vitamina B 12.
Fígado
Tanto o fígado de boi ou galinha fornecem entre 5,2 e 9,9 mg de ferro por 100 gramas do alimento.
Soja
Meia xícara de soja cozida contém 4,4 mg de ferro. Mas é preciso ter atenção com esse alimento, já que existem alguns riscos do consumo exagerado da soja. Coma com moderação.
Sementes de abóbora
Consumir 30 gramas desse petisco delicioso dá ao organismo a quantidade de 4,2 mg de ferro. Ela também deve ser adicionada à sua dieta por outros motivos, já que a semente de abóbora sacia a fome e faz bem ao coração. Fica a dica para quem quer perder peso!
Feijão branco
Além de ser um alimento rico em potássio, meia xícara de feijão branco fornece 3,9 mg de ferro.
Melaço
Rico em cálcio e um dos ótimos substitutos naturais para o açúcar branco, o melaço também é fonte de ferro. Uma colher de sopa do alimento oferece 3,5 mg de ferro.
Lentilha
Meia xícara de lentilha fornece 3,3 mg de ferro.
Espinafre
Essa verdura tão nutritiva fornece 3,2 mg de ferro em meia xícara.