Alimentos que ajudam no crescimento das crianças

Durante toda a vida do ser humano a alimentação é importante para manter a saúde de todo o organismo em dia. Entretanto, durante a infância, os cuidados com a dieta devem ser redobrados, já que, nessa fase, os nutrientes da comida tem papel fundamental no desenvolvimento físico e neurológico. Veja alguns tipos de alimentos não podem faltar no cardápio infantil.

Ferro

O ferro é um micronutriente fundamental na formação das hemácias e no transporte de oxigênio para as células, fator indispensável para desenvolvimento e manutenção das enzimas. Grãos como feijão, lentilha e ervilha, carne vermelha, beterraba e vegetais verde-escuros, como espinafre, brócolis e couve, são alguns dos alimentos ricos em ferro que devem estar na dieta das crianças.

Cálcio

O cálcio é um dos minerais mais importante para o desenvolvimento e fortalecimento da estrutura óssea e dentária das crianças e deve estar muito presente não só nessa fase, mas também na vida adulta – quando ajudará a prevenir osteoporose. Aposte em leite, queijos com pouca gordura, carnes brancas, iogurtes e hortaliças.

Vitamina A

A importância da vitamina A nessa fase está relacionada principalmente a sua atuação na formação do hormônio do crescimento (GH), além de contribuir para a saúde dos olhos e para o fortalecimento do sistema imunológico. Alimentos como cenoura, brócolis, ovos, abóbora, espinafre, melão e papaia são alguns dos mais ricos nessa vitamina.

Vitamina C

Responsável pelo aumento da capacidade de absorção de ferro pelo organismo, a vitamina C também é um poderoso antioxidante, importante para o desenvolvimento celular e para o fortalecimento do sistema imunológico. Acerola, limão, pimentão, brócolis e laranja são alguns dos alimentos mais ricos em vitamina C.

Vitamina D

Essa vitamina ajuda a f ortalecer o coração, aumenta a capacidade de absorção de ferro no organismo e diminui o risco de desenvolvimento de diabetes. Alimentos como salmão, cogumelos, sardinha, atum e ovos são boas fontes dessa vitamina. Entretanto, para que a vitamina D aja no organismo é importante também a exposição diária ao sol por, pelo menos, 15 minutos, no início da manhã ou final da tarde.

Leia também:
Obesidade infantil e mamadeira
2
8 ideias criativas para fazer as crianças comerem
A
 importância do esporte na infância