Não existem milagres para perder peso, mas a combinação de alguns fatores contribuem e eliminam os quilinhos extras e indesejados.
Veja também:
Benefícios dos termogênicos
Receita de suco para emagrecer
Alimentos para emagrecer
Exercitar-se regularmente e ter boas noites de sono são hábitos essenciais. No entanto, há também alimentos que aceleram o metabolismo, que ajudam na luta contra a balança.
Metabolismo são todos os processos químicos que acontecem continuamente no interior do corpo para mantê-lo vivo e seus órgãos funcionando normalmente, tais como a respiração, as células de reparação e digestão dos alimentos.
Estes processos químicos requerem energia e, quanto mais acelerado for esse processo, mais energia o corpo gastará. Conheça quais são os alimentos termogênicos.
Alimentos que emagrecem
Pimentas
Comer pimenta não só acelera o metabolismo, como também reduz a compulsão alimentar. Isto está relacionado à capsaicina, um composto que estimula os receptores de dor do corpo, aumentando temporariamente a circulação sanguínea e taxa a metabólica.
Estudos mostraram que a ingestão de pimentas pode aumentar o metabolismo em até 25% com o pico de duração de até 3 horas.
Cereais integrais
Os cereais integrais são cheios de nutrientes e carboidratos complexos que aceleram o metabolismo, estabilizando os nossos níveis de insulina.
Carboidratos de liberação lenta, como aveia, arroz integral e quinoa, oferecem energia de longa duração sem os picos associados com outros alimentos ricos em açúcar.
Brócolis
Rico em cálcio – um conhecido redutor de peso, o brócolis também é extraordinariamente rico em vitaminas C, K e A.
Uma porção de brócolis também fornece com abundância folatos e fibras dietéticas, além de uma variedade de antioxidantes. O vegetal é também um dos melhores alimentos de desintoxicação que pode ser adicionado à dieta.
Sopas
Um estudo sobre a sopa feito em Penn State University descobriu que a temperatura quente da sopa mais a combinação sólido/líquido aceleram o metabolismo, reduz o apetite e auxilia a queima de gorduras.
Chá verde
Estudos científicos provam que o extrato de chá verde pode aumentar significativamente o metabolismo, bem como fornecer uma variedade de benefícios para a saúde. O chá verde é delicioso e também é rico em antioxidantes que combatem os radicais livres nocivos.
Maçãs e peras
Estudos mostram que essas duas frutas ajudam a aumentar o metabolismo e acelerar a perda de peso.
Uma pesquisa realizada pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro descobriu que mulheres que comem três pequenas maçãs ou peras por dia perderam mais peso do que as mulheres que não fizeram.
Temperos
Especiarias são uma das melhores maneiras de manter a taxa metabólica elevada. As melhores são os temperos mais picantes, como a pimenta preta, sementes de mostarda, cebola em pó e gengibre.
Um estudo canadense descobriu que pessoas que incorporaram especiarias às suas dietas queimaram até 1000 calorias a mais do que as que não usaram.
Frutas cítricas
Devida à grande quantidade de vitamina C, as frutas cítricas reduzem os picos de insulina e aceleram o metabolismo.
Alimentos ricos em cálcio
Um estudo feito na Universidade de Tennessee descobriu que as pessoas que consumiram 1.200-1.300 miligramas de cálcio por dia perderam quase o dobro da quantidade de peso que aqueles que não estavam recebendo quantidade suficiente de cálcio em sua dieta.
Para ajudar a impulsionar o seu metabolismo, priorize os alimentos ricos em cálcio.
Alimentos ricos em ômega 3
Comer alimentos que são ricos em ômega-3, os ácidos gordos, é uma ótima maneira de aumentar o metabolismo. Estes ácidos reduzem a produção de um hormônio chamado leptina, substância química natural que reduz o metabolismo.
Os estudos em animais realizados na Universidade de Wisconsin descobriram que ratos de laboratório com baixos níveis de leptina produzia mais rapidamente as taxas metabólicas do que os camundongos com níveis mais altos do hormônio.
Água
Embora não seja exatamente um alimento, é um acelerador do metabolismo. Um estudo alemão descobriu que água potável auxilia na queima de gordura. Ela também é um inibidor de apetite natural e desintoxicante.