Os alimentos integrais são aqueles que não passaram por nenhum processo de refinação e, por isso, conservam todos os seus componentes originais, principalmente as cascas. São nessas películas protetoras que se concentram boa parte dos nutrientes, minerais, vitaminas e fibras que tornam esses alimentos tão valiosos para a saúde. Conheça os melhores alimentos naturais integrais para incluir no cardápio.
Trigo
Os grãos de trigos são ricos em ácido glutâmico – composto benéfico por manter as células cerebrais ativas, acentuando, assim, a inteligência, o raciocínio e até mesmo a criatividade. Além disso, o alimento é rico em uma série de minerais – zinco, potássio, fósforo, ferro, magnésio e outros – e vitaminas A, B, C,E e PP.
Aveia
Rica em fibras hidrossolúveis, a aveia é eficaz para eliminar o colesterol ruim do sangue, além de fornecer energia para o corpo e prevenir a anemia. É um alimento bom para diabéticos, pois ajuda a regular os níveis glicêmicos, além de ser rica em vitaminas e minerais.
Ágar-Ágar
Esse pó extraído de algas adquire uma consistência gelatinosa quando misturado em água. Além de ser um bom substituto da gelatina comum, a gelatina de ágar-ágar ajuda a emagrecer, a controlar a fome e regular o intestino.
Feijão azuki
Indicado para diabéticos e hipertensos, essa variação do feijão ajuda a regular a pressão arterial e eliminar o excesso de açúcar no sangue. Além disso, é uma excelente fonte de ferro e cálcio – nutrientes essenciais no combate à anemia e a osteoporose.
Linhaça
A semente de linhaça carrega os benefícios do ômega 3, além de ser fica em fibras que estimulam o funcionamento do organismo. O alimento também é importante para equilibrar os hormônios, fortalecer o sistema imunológico, prevenir contra problemas cardiovasculares e neurológicos.
Leia também:
6 alimentos diet
10 motivos para substituir os alimentos refinados pelos integrais
Alimentos integrais: por que aceleram o emagrecimento?