Incluir alguns ingredientes na sua dieta podem, além de proteger o estômago, auxiliar na absorção de nutrientes
Por mais prazerosa que tenha sido uma refeição, muitas vezes o mal-estar da digestão cobra o seu o preço, e a sensação de queimação provocada pela azia ou o inchaço agravado pelos gases pode nos fazer pensar que deveríamos ter comido menos.
Além de moderar na quantidade, escolher ingredientes que auxiliam a digestão pode ajudar a evitar estes problemas. A nutricionista Cintya Bassi, do Grupo São Cristóvão Saúde, listou alimentos digestivos que não podem faltar nas refeições para que o intestino funcione corretamente.
Alimentos digestivos
De acordo com a especialista, uma boa digestão significa que o intestino conseguiu absorver o que há de melhor nos alimentos e eliminar suas toxinas. Os ingredientes a seguir, então, contribuem para esta tarefa e ainda fornecem substratos que protegem a parede do estômago e evitam irritações.
1. Frutas
Crie o hábito de incluir frutas na sua salada durante as refeições: o abacaxi, por exemplo, possui uma enzima natural que facilita a quebra de proteínas e gorduras, além de reduzir a sensação de peso durante a digestão. O mamão contribui para o bom funcionamento do intestino, e as frutas vermelhas têm ação anti-inflamatória sobre o aparelho digestivo.
2. Cereais integrais
Suas fibras e nutrientes facilitam o trânsito intestinal e ajudam a proteger o aparelho digestivo de doenças como o câncer. Para incluí-los na dieta, basta adicionar grãos de linhaça à sua salada ou trocar o arroz branco pelo integral.
3. Azeite
Uma boa salada precisa de um bom azeite, e o extra virgem de oliva é a melhor opção entre os óleos vegetais, de acordo com a especialista. Ele favorece a composição das secreções biliares, diminuindo a sobrecarga sobre órgãos como o pâncreas e a vesícula durante a digestão.
4. Gengibre
Além de agradar ao paladar de muita gente, o sabor picante do gengibre ajuda a aliviar o desconforto digestivo e prevenir a ocorrência de náuseas e vômitos após as refeições. Além disso, a nutricionista ressalta que o tubérculo é rico em óleos essenciais que favorecem a digestão.
5. Iogurte
Para a sobremesa, aposte nos probióticos presentes nos iogurtes, que ajudam a recompor a flora intestinal, protegendo o aparelho digestivo e evitando o acúmulo de gases graças à eliminação das bactérias nocivas ao organismo.
Além de incluir estes ingredientes nas refeições, a nutricionista Cintya Bassi lembra que uma boa digestão começa pela mastigação correta dos alimentos e passa por um repouso adequado depois de comer. Além disso, ela recomenda evitar jejuns prolongados, que deixam os órgãos mais vulneráveis ao ácido gástrico.