O ditado popular “você é aquilo que você come” faz muito sentido quando falamos da aparência da pele.
Leia também:
Receita caseira de esfoliação
Alimentos que causam a celulite
Benefícios do chocolate para a saúde
Todo mundo tem um creme para o rosto ou investe em vários tratamentos estéticos, mas uma pele bonita é resultado de uma alimentação adequada. As células mais velhas são constantemente substituídas por outras mais novas e um suprimento constante de micronutrientes é essencial para apoiar este crescimento.
Uma alimentação balanceada alimenta a pele com os nutrientes vitais necessários para uma pele lisinha, macia e vistosa.
Dicas para uma pele bonita
Frutas e legumes
Frutas e legumes contêm poderosas substâncias antioxidantes que ajudam a proteger a pele contra os danos causados pelos radicais livres, que são provenientes do tabagismo, poluição e exposição solar que podem causar rugas e manchas senis.
O betacaroteno, encontrado em abóbora, cenoura e batata-doce, e a luteína, encontrada em na couve, no mamão e no espinafre são potentes antioxidantes, importantes para o desenvolvimento das normal células da pele normal.
Vitamina C
Alimentos ricos em vitamina C também contêm substâncias antioxidantes, que são necessárias para um sistema imunológico forte en para uma pele radiante.
As melhores fontes são mirtilos, brócolis, goiaba, kiwi, laranja, mamão, morango e batata-doce, que ajudam a produzir produzir colágeno, responsáveis pela elasticidade da pele.
Selênio
Outro poderoso antioxidante é o selênio, que trabalha em conjunto com outras substâncias que combatem os radicais livres, como as vitaminas E e C, essenciais para o sistema imunológico.
Estudos sugerem que uma dieta rica em selênio combate o câncer de pele, danos causado pelo sol. Uma maneira de aumentar a ingestão do composto é comer quatro castanhas por dia. Outras fontes são peixes, mariscos, ovos, germe de trigo, tomate e brócolis.
Água
A hidratação da pele é essencial. Sem ela, nenhuma das substâncas ingeridas consegue chegar até as células. Beba de seis a oito copos de água por dia.