Alho é arma importante contra o câncer de mama: veja benefícios desse alimento

por | jun 30, 2016 | Saúde

Velho conhecido por suas propriedades anti bacterianas, o alho tem o poder de agir como bloqueador na ativação dos carcinógenos. A alicina, um dos principais fitoquímicos contidos no tempero, é a responsável pela ação antiviral, antifúngica, antibiótica e ainda é uma aliada contra o câncer de mama. O fitoquímico presente no alho tem ação anti-inflamatória e que também ajuda no controle do colesterol.

Leia também:
Alho negro emagrece e desintoxica: conheça o alimento poderoso
Alho na base faz crescer a unha? Funciona mesmo?
3 truques geniais para descascar alho em segundos

Mas a maior ação da alicina está em sua potente atividade antioxidante, capazes de inibir os radicais livres, amenizando o envelhecimento celular e diminuindo o risco de alguns tipos de câncer. O efeito preventivo do alho aparece em um relatório do Instituto Americano de Pesquisa para o Câncer (AICR), que afirma que a maior exposição ao alimento diminui o risco de tumores.

De acordo com um relatório do AICR, o tempero diminuiria as chances de alguém desenvolver câncer colorretal, e a alicina teria a capacidadede retardar ou impedir o crescimento de tumores na próstata, na bexiga e no tecido do estômago. Outra pesquisa feita na Coreia do Sul mostrou que a alicina induz a apoptose (autodestruição celular) em várias células cancerígenas e inibe o crescimento de tumores.

Por isso, a alicina também poderia ser útil para evitar a progressão do câncer de mama. Para tanto, o alho deve ser ingerido, preferencialmente, cru já que a alicina é degradada como aumento da temperatura.

Ainda não existe um consenso sobre a recomendação diária de alho para consumo. O Ministério da Saúde do Canadá, assim como a Comissão da Agência Federal Alemã de Saúde, sugerem que a ingestão de 4g de alho cru (1 dente pequeno de alho) ou 8mg de óleo essencial (duas ou três cápsulas) seja suficiente para a prevenção de fatores de risco cardiovascular.

A American Dietetic Association indica o consumo de 600 a 900mg de alho por dia, o que equivale a um dente de alho cru. Mas deve-se aguardar de cinco a dez minutos antes de ingeri-lo, após ser amassado, porque é nesse período que ocorre um aumento na disponibilidade de alicina.