Alergia alimentar: 4 mitos sobre o problema

Estima-se que cerca de 25% da população brasileira seja alérgica a algo. Entre esses, quase 8% das crianças e 3% dos adultos têm alergia a alimentos. Essa reação tem origem em uma série de mecanismos e pode ser causada, por exemplo, pela dificuldade de digestão de determinados componentes da comida ou ainda por uma resposta anormal do sistema imunológico a determinadas substâncias.

Leia também:
Tratamento para rinite alérgica
I
ntolerância à lactose: causas e sintomas
I
ntolerância alimentar: o que é?

“O processo para diagnosticar as alergias normalmente leva tempo. O importante é que, antes de solicitar os exames, o médico aja como uma espécie de detetive, fazendo um trabalho de base com o paciente para identificar as possíveis origens do quadro alérgico”, pontua o imunologista Dr. Luis Eduardo Andrade, do Fleury Medicina e Saúde. Justamente por serem desencadeadas por motivos distintos, as alergias alimentares estão cercadas de mitos e dúvidas a respeito de suas causas e consequências.

Dúvidas sobre alergia alimentar

Alérgicos a alguns alimentos, como ovos, não devem ingerí-los em nenhuma circunstância?

Não necessariamente. Algumas pessoas podem ser alérgicas a um estado químico específico dos componentes dos alimentos. Por exemplo: um alérgico a ovo cru, pode não ter alergia a ovo frito. Isso porque o calor desnatura uma das proteínas desse alimento, a ovoalbumina, que, nesse estado, não desperta reação alérgica no organismo.

As pessoas que nascem com determinada alergias, terão reações durante toda a vida?

Nem sempre. Alguns casos de alergia podem aparecer ao longo da vida, enquanto outras podem desaparecer com o crescimento. Além disso, ainda pode haver variação na intensidade e intolerância da alergia.

Coceiras e manchas vermelhas na pele são as únicas reações alérgicas de alimentos?

Essas são apenas algumas das reações. Além delas, uma crise alérgica pode provocar erupções na pele, cólicas, palpitação, queda de pressão arterial, queimação no aparelho digestivo e edemas na glote, que causa a sensação de sufocamento.

As alergias são determinadas por fatores genéticos?

Além dos fatores genéticos, o desenvolvimento de alergias pode ser causada por hábitos alimentares, de higiene e até mesmo pelas mudanças no espaço urbano nas últimas décadas, que afetam o sistema imunológico e podem desencadear reações.