Inchaço, surgimento de bolinhas vermelhas e, claro, coceira são os principais desconfortos causados por uma picada de mosquito. Quando o inseto pica a pele humana, ele deixa uma substância que faz com que nosso sistema entre em alerta, informando a necessidade de expelir o foi injetado pelo mosquito.

A ação de alerta e autodefesa gera, portanto, uma reação alérgica que tem como resultado justamente a coceira na pele.
Na grande maioria dos casos, o problema é passageiro e não exige qualquer tratamento, mas algumas pessoas podem apresentar sintomas mais graves, indicando que sofrem de uma alergia severa.
Alergia severa a picadas de mosquito
Alergias graves a picadas de insetos são bastante raras, mas podem acometer algumas pessoas que, após a ação do mosquito, sofrerão com os sinais mais prolongados e generalizados que, se não receber tratamento, podem até levar à morte.

Segundo informações da Academia Americana de Alergia, Asma e Imunologia, a reação mais grave que indica uma alergia severa a picadas de mosquito é a chamada anafilaxia ou choque anafilático. Entre os sintomas estão:
- Coceira e urticária na maior parte do corpo
- Inchaço da garganta e da língua
- Dificuldade respiratória
- Tontura
- Dor de cabeça
- Cólicas estomacais
- Náuseas e vômitos
- Perda de consciência

Nestes casos é fundamental buscar socorro médico imediato, já que a reação alérgica pode ser fatal. O tratamento é feito com o uso de epinefrina injetável, aplicada no hospital por um profissional de saúde.
Picadas de insetos
- Como aliviar dor e coceira da picada de formigas vermelhas
- Mancha de picada de inseto na pele: como evitar? Dá para tirar?
- Cuidado: coçar as picadas de insetos pode levar a infecções