Caracterizada por úlceras superficiais com fundo esbranquiçado, a afta é uma pequena lesão que acomete o interior da boca ou base da gengiva, cansando desconforto e dores ao paciente. A afta pode aparecer em pessoas de todas as idades em diversas fases da vida e podem indicar diferentes fatos relacionados à sua saúde.
Causas comuns de afta

1. Uma das causas mais frequentes de afta é um comprometimento do sistema imunológico. Enfraquecido, o corpo não consegue combater de forma eficiente bactérias que entram no organismo e destroem parte do tecido da boca.
2. Pouca gente sabe, mas o estresse também pode ser outro fator que favorece o aparecimento de aftas. A condição, além de afetar o sistema imunológico e deixar o organismo mais indefeso, ainda deixa a boca ressecada, que pode aumentar as chances de lesões.
3. Se você possui algum problema de saúde e está tomando remédios ou realizando tratamentos, saiba que alguns medicamentos e procedimentos, como quimioterapia, por exemplo, podem provocar aftas na boca.
4. O aparecimento de afta também pode estar relacionado a uma deficiência no organismo de ferro, ácido fólico e vitamina B12, nutrientes encontrados em carnes vermelhas e folhas e vegetais verde-escuros.

5. A presença constante de aftas pode até mesmo estar relacionada a fatores hereditários e genéticos. Algumas pessoas simplesmente têm mais tendência a sofrer com as pequenas úlceras por apresentarem mucosa bucal com menor proteção natural.
6. Se você percebe que aftas são mais frequentes antes da menstruação, saiba que a condição pode ter ligação com TPM, uma vez que alterações hormonais típicas do período são facilitadoras do problema.
Cuidados com a saúde bucal
- Sua afta que não sara nunca pode indicar doença bem grave: veja 5 sinais
- Aparência dos lábios pode indicar anemia, doença hepática e mais problemas
- Feridinha que não cicatriza e manchas na boca são alertas de câncer