Assim como o ovo no passado, o café sempre desperta dúvidas sobre seu consumo: a bebida, uma verdadeira tradição entre os brasileiros, faz bem ou mal? De acordo com a nutricionista funcional Patricia Davidson Haiat, o café, assim como qualquer outro tipo de alimento, deve ser consumido com moderação.
A especialista afirma que o café não é um vilão se for ingerido de forma correta. Para acertar na hora do consumo, conheça as 4 principais regras para incluir a bebida no cardápio diário sem sofrer com prejuízos para a saúde:
Dicas para beber café sem prejudicar a saúde
1. Não ultrapasse 3 xícaras ao dia para não estressar as glândulas adrenais, responsáveis pela liberação de hormônios importantes para o organismo.
2. Não use adoçantes para não perder o efeito terapêutico do café e nem causar compulsão por doces logo após seu consumo.
3. Prefira beber café até as 15 horas e evite o consumo no fim da tarde e à noite. O efeito estimulante da cafeína pode prejudicar o sono de qualidade.
4. No caso de cafés em cápsulas, dê preferência às de plástico livre de Bisfenol A. A intoxicação do organismo por cápsulas de alumínio pode ter consequências graves, como alterações nos ossos, falta de energia e anemia.
Benefícios do café para a saúde
- Café tem ação antidepressiva e analgésica: quanto pode tomar por dia?
- Bebe e esquece de tudo no dia seguinte? Cafeína pode evitar o transtorno
- O que acontece com seu cérebro quando você toma café? 7 efeitos curiosos