Manter em dia a carteirinha de vacinação e ficar atento ao calendário de imunizações, ao contrário do que muita gente imagina, não devem ser cuidados restritos às crianças. Conheça as vacinas que todo adulto entre 18 e 90 anos devem tomar para evitar doenças e até salvar vidas:
Vacinas que adultos devem tomar
Vacine tríplice viral: a imunização contra sarampo, caxumba e rubéola deve ser tomada por adultos que não foram vacinados durante a infância ou que receberam apenas uma das doses necessárias.
Vacina dupla adulto: a cada 10 anos a vacina, que é o reforço da pentavalente recebida na infância, deve ser tomada para evitar difteria e tétano.
Vacina da gripe: a imunização contra a gripe comum e H1N1 pode ser obtida em clínicas particulares e, para idosos, é oferecida gratuitamente, normalmente no mês de abril de cada ano.
Vacina contra HPV: adultos que não tomaram a vacina na infância também podem ser imunizados contra o vírus. Nos postos de saúde a dose é administrada gratuitamente para meninas com idade entre 9 e 14 anos e meninos com 12 e 13 anos, na forma de duas doses com intervalo de 6 meses.
Vacina contra hepatite B: feita no esquema de 3 doses, a imunização pode ser feita em adultos que não a receberam a vacina durante a infância.
Vacina contra dengue: a imunização consiste em três doses aplicadas com um intervalo de 6 meses entre cada uma. A vacina pode ser aplicada em adultos até 45 anos e protege contra os quatro tipos de vírus da dengue.
Vacina contra febre amarela: a vacina pode ser tomada por pessoas que vão viajar ou morar em regiões endêmicas, em esquema de uma dose e um reforço.
Tire dúvidas sobre vacinação
- Pediatra explica diferença da vacina contra a gripe particular e do SUS
- Vacinação na gestação é tão importante quanto no bebê: veja calendário
- Só estes 3 grupos de pessoas NÃO devem se vacinar contra o sarampo