Enquanto algumas pessoas experimentam aquela sensação desagradável da constipação apenas raramente, outras sofrem com este problema de forma crônica. Os sintomas se manifestam com o intestino preso, fezes irregulares e duras.
São muitas as causas que levam a este distúrbio, que normalmente está associado a dieta pobre em nutrientes, sedentarismo e baixo consumo de água, assim como o movimento lento dos alimentos no sistema digestivo. Felizmente, existem algumas frutas, como o kiwi, que aliviam a constipação, diminuindo este tempo de trânsito intestinal e aumentando a frequência das fezes.
Kiwi ajuda intestino preso
O kiwi é um santo remédio para auxiliar no tratamento da constipação: segundo a nutricionista Ana Paula Pujol, a fruta consegue promover fezes mais volumosas e macias, além da melhora da motilidade intestinal e aumento da frequência de defecação.
Isso acontece porque as substâncias presentes na fruta têm efeito prebiótico. Entre elas, estão a zyactinase, um complexo de pelo menos cinco enzimas, incluindo actinidina, que possui características laxantes e que ajudam na digestão.
Em seu perfil no Instagram, a especialista cita dois estudos que comprovam a eficácia do kiwi para aumentar o número de evacuações. Uma das pesquisas atestou que o extrato da fruta conseguiu suavizar as fezes, melhorando os sintomas de distensão e dores abdominais.
Outro estudo revelou que o kiwi também amplia a proliferação de bactérias do bem, como a Faecalibacterium prausnitzii. Quando em número reduzido, a falta delas pode causar alterações intestinais, como a Síndrome do Intestino Irritável.
Qual quantidade consumir?
A nutricionista recomenda consumir 2 kiwis por dia ou uma unidade da fruta para cada 30kg de peso corporal. Mas alerta que alguns indivíduos podem ter alergia à actinidina do kiwi. “Nessas pessoas, o consumo do kiwi pode causar coceira, inflamação na boca e garganta, entre outras reações”, explica.
https://www.instagram.com/p/BqsZKMgAJUs/