Só quem está tentando parar de fumar, sabe como é difícil enfrentar os sintomas da abstinência de nicotina. Como a nicotina do cigarro, que causa dependência química e psicológica, chega rapidamente ao sistema nervoso central e proporciona sensação de prazer já na primeira tragada, o corpo se acostuma a receber uma dose diária da substância que, quando cortada, pode resultar em sintomas intensos de abstinência. Conheça alguns deles e aprenda a lidar com o problema:
Falta de nicotina no corpo
Como os neurônios do sistema nervoso, responsáveis por integrar as sensações de prazer, se viciaram na nicotina, ao sentirem seus receptores vazios, já que a substância é eliminada rapidamente, eles estimulam o organismo a repetir ações que, antes, já proporcionaram prazer como, no caso, fumar.
Sintomas
Horas depois de largar o cigarro, é comum que a pessoa fique extremamente ansiosa. Por conta da fissura por fumar, ela acaba ficando de mau humor, irritada e, por vezes, perde até a concentração. Nos primeiros dias, essa ansiedade acaba sendo um pouco mais intensa e as crises tendem a se repetir inúmeras vezes.
Outro sintoma frequente é a prisão de ventre. Como o cigarro, em alguns casos, ajuda nas necessidades fisiológicas, algumas pessoas se condicionam a isso e sentem o intestino não funcionando bem.
Reações como tontura, dor de cabeça, sonolência, tremores, suor nas mãos ou tristeza também podem surgir, mas são passageiros e somem em semanas.
Depois de um tempo, a tendência é que a frequência das crises diminua aos poucos até o organismo começar a se acostumar com a ausência da nicotina. Nessa fase, a vontade de fumar até se manifesta, mas, se superada, desaparece cada vez mais rápido.
A partir do sexto mês, geralmente, é comum que os ex-fumantes passem a lembrar cada vez menos do cigarro até que a pessoa consiga se livrar por completo do vício.
Como lidar com a abstinência
Para conseguir enfrentar a abstinência de nicotina, é ideal que você mude todos os seus hábitos. Se antes você determinava horários para fumar, use-o para fazer algo saudável, como comer uma fruta ou praticar atividades físicas, que liberam endorfina, proporcionando uma sensação de prazer e ajudando a driblar a ansiedade. Já se a vontade de fumar apertar, procure por gomas que ajudem na reposição gradual de nicotina. Elas fornecem uma dose controlada de nicotina terapêutica, bem menor que a do cigarro, e evitam que você desista e volte a se tornar um fumante.
NICORETTE® dobra suas chances de parar de fumar com a única goma do mercado. Confira mais no site da marca.