A camomila combate a diabete

por | jun 30, 2016 | Saúde

Uma das plantas medicinais mais usadas e conhecidas é a camomila, junto com várias outras. As suas propriedades são bastante conhecidas, especialmente no que refere-se ao seu uso somo sedativo. Já temos falado dela com anterioridade, pelo qual iremos diretamente á novidade do seu uso no combate à diabete.

O accionar contra a diabete desta planta medicinal foi descoberto por um grupo de cientistas japoneses e galeses. A Universidade Aberystwyth de Gales e a Universidade de Toyama no Japão chegaram à conclusão de que a camomila é uma erva ideal para combater a diabete do tipo 2 e publicaram os seus resultados no Journal of Agricultural and Food Chemistry.

Experimentando com camundongos, os cientistas comprovaram que a camomila permite reduzir a  hiperglicemia e outros problemas associados com esta doença. Para isso alimentaram diariamente, durante um espaço de duas semanas, com extrato de camomila a alguns camundongos com diabete tipo 2, podendo comprovar os resultados.

O acionar da camomila no organismo permite reduzir a atividade da enzima aldose reductase, a qual tem um papel importante no metabolismo do açúcar no corpo, ajudando a converter a glucose em sorbitol. Isto ajuda a que o açúcar se locomova mais facilmente a través das membranas, permitindo sua conversão em nervos e tecidos oculares, prevenindo assim a cegueira e outras neuropatias.