8 coisas que acontecem com seu corpo e saúde quando você para de beber cafeína

por | jun 30, 2016 | Saúde

Será que vale a pena? A cafeína é uma caixinha de surpresa. Há vários benefícios associados ao seu consumo, como o estímulo à memória e, obviamente, maiores níveis de alerta. Mas aí você começa a ouvir muita gente que passou a tomar café descafeinado e mudou sua vida. Antes de tomar sua decisão, confira esses oito efeitos colaterais parar de consumir cafeína.

Leia também:
Alimentos ricos em cafeína: 5 opções
Consumir café pode trazer riscos à gestação?
5 coisas que ninguém nunca te contou sobre

1. Você vai se sentir um lixo (por pouco tempo)
Se você já passou muitas horas sem uma dose de cafeína, provavelmente sofreu do sabor amargo da abstinência. Os sintomas incluem fadiga, dores de cabeça, e algumas mudanças de humor. Cada pessoa é diferente, mas se você está ingerindo mais de 400 a 500 ml de cafeína por dia (cerca de 3-4 xícaras de café, 6 xícaras de chá, ou 10 latas de refrigerante), provavelmente vai sentir alguns efeitos da letargia. Eles geralmente duram de sete a 10 dias, mas você pode minimizar os efeitos reduzindo a oferta gradativamente. A cada dois ou três dias, reduza um pouco. Beba apenas metade da dose que servir e, em um momento, passe a misturar o café regular com o descafeinado.

2. Você vai perder peso

Talvez você não perceba a quantidade de calorias que consume em suas bebidas com cafeína. Claro, você sabe que refrigerante é carregado de açúcar, mas já pensou que todo cafezinho adoçado pode significar uma bomba diária prestes a explodir? Peça um pouco de chantily em sua caneca e, facilmente, você o engordou com mais de 200 calorias por porção. Pode ser fácil perceber como a renúncia de bebidas com cafeína poderia ajudá-la a emagrecer.

3. Ou você vai ganhar peso

A cafeína é um potente inibidor de apetite muito temporário. Você vai sentir naturalmente mais fome quando cortar sua dose diária de cafeína. Em contrapartida, a cafeína pode aumentar seu desempenho metabólico. O efeito é provavelmente pequeno, mas se você já bebe o seu café preto, é provável que queime mais calorias do que consome, o que significa que a dose tende a ajudá-la a perder peso. Experimente tirar a cafeína alguns dias da sua dieta, para entender algumas flutuações na escala.

4. Você vai dormir melhor e ter mais energia

A cafeína consumida até seis horas antes de ir pra cama pode perturbar o sono. O efeito: você acorda cansado e precisa de mais cafeína. O ciclo é vicioso continua. É por isso que as pessoas que são completamente livres de cafeína têm sono mais profundo e melhor do que as que bebem até mesmo pouca quantidade de café. No começo do plano de desintoxicação, você vai se sentir indisposta (1), mas a longo prazo, terá mais energia do que jamais obteria de um café expresso.

5. Você vai se sentir mais calma

A cafeína é um estimulante, o que significa que atinge o acelerador de seu sistema nervoso. A cafeína desencadeia uma liberação de adrenalina desnecessariamente, colocando você em modo de “luta ou fuga”. Além disso, uma vez que a cafeína é um vasoconstritor, estreitando os vasos sanguíneos, ela pode aumentar a pressão arterial. Livre-se da cafeína, e você vai se sentir menos ansiosa e estressada.

6. Seus exercícios ficarão prejudicados
Entretanto, esse modo de “luta ou fuga” pode vir a calhar se você está prestes a fazer uma corrida ou realizar um treino muscular ou aeróbico. A cafeína melhora o desempenho do exercício e sua intensidade. E como você sabe, dar duro é a chave para obter o máximo de resultados em seus exercícios.

7. Sua barriga será mais feliz
Indigestão por café é uma ameaça real e pode estar presente em todos os lugares. Isso porque, além do fato de que a cafeína acelera as coisas em seu sistema digestivo, o café é muito ácido, o que também aumenta o risco de diarreia. Basicamente, eliminar a cafeína da sua dieta vai fazer muito bem para evitar as viagens de emergência ao banheiro.

8. Você vai perder antioxidantes

O café é a fonte número um de antioxidantes na dieta do americano. Isso pode ser comprovado num estudo publicado na Breast Cancer Research, que descobriu que as mulheres que bebem cinco ou mais xícaras de café por dia têm 57% menos chance de desenvolver câncer de mama do que aquelas que bebem menos de uma xícara por dia. E um recente estudo do American Journal of Epidemiology descobriu que beber três a cinco xícaras de café por dia pode reduzir o risco de morrer de doença cardíacas em 21%. Enquanto isso, o chá verde é uma das mais ricas fontes de antioxidantes no oriente. Então, se você está cortando o café e o chá, é uma boa ideia começar a aumentar a sua ingestão de frutas e verduras.