7 maneiras de destruir a beleza da pele

Existem, basicamente, 7 maneiras de destruir a beleza da pele. A maioria quer saber qual é a última receita para que a pele fique clara, sedosa e linda, mas esquece de verificar a causa das manchas, acne ou flacidez. Rosto cheio de rugas, seca e opaca pode ser o resultado de algumas ações fatais.

Exposição excessiva ao sol

Todas as vezes que se expõe ao sol sem proteção, até mesmo para ir na lojinha ali da esquina, está contribuindo para que sua pele fique queimada. E quando for um bronzeado de horas, a situação é de alerta amarelo. Isso faz com que as barreiras defensivas da pele tenham que trabalhar “ a todo vapor”. E nem sempre os mecanismo naturais estão devidamente preparados, como quantidade de antioxidantes no organismo destinados a este reparo, por exemplo. Este é um campo aberto para os radicais livres destruírem sua aparência.

O primeiro ataque parte dos raios Ultra Violeta, que danam a epiderme, a primeira camada da pele. Se a situação é corriqueira, as demais camadas também ficam desprotegidas, e a pele fica mais fina, e mais propensa ao aparecimento de rugas. Tanto as fibras de elastina, quanto as de colágeno ficam sob grande estresse, e tudo isso conspira para uma iminente flacidez. Quem está com 20, mais quer ter look de 50 anos de idade, basta deleitar-se com os banhos de sol.

Estresse

O corpo humano reage ao estresse liberando uma série de hormônios. Entre eles está o cortisol, que batalha contra o perigo causado por esta alteração no organismo. E se há estresse em excesso, há cortisol em excesso. Este é um hormônio pró envelhecimento. Em quantidades elevadas por longos períodos deprime o Sistema Imunológico, provocando diminuição da massa muscular, aumento da insulina e maior armazenamento de gordura. Essa cadeia de ocorrências acelera a “idade” do corpo, e é altamente prejudicial para a beleza da pele.

Café

Quando em excesso, a cafeína também é um diurético. O efeito direto é o enfraquecimento do corpo, e a perda de umidade da pele. Outro: ativa as glândulas adrenais, que elevam o estresse.

Álcool

Grandes quantidades de bebida alcoólica causa desidratação e diminui a quantidade de Vitaminas do Complexo B. A deficiência destas vitaminas resulta em pele fina e seca. É dai que surgem condições como a acne e rosácea. Muito álcool no corpo dilata os vasos sanguíneos, provocando uma aparência de inchaço, principalmente sob as pálpebras. Também interfere na quantidade de oxigênio que as células recebem.

Cigarros

A médio e longo prazo os pés de galinha são os primeiros efeitos do fumo na pele. Também se formam sulcos profundos ao redor da boca, e a tonalidade da pele torna-se acinzentada. Resultado dos mais de 4 mil compostos químicos liberados pela fumaça do cigarro diretamente no seu rosto. Outra consequência é provocada pela nicotina, que contrai os vasos sanguíneos, privando as células de nutrientes e de oxigênio.

Dieta yo-yo

Se quiser colecionar rugas basta optar pelas dietas milagrosas, voltar a engordar rapidamente, e rapidamente novamente emagrecer. Quem nunca ouviu falar do efeito sanfona? Ganhos e perdas extremos de peso geram um impacto terrível na pele. Os vísiveis de maneira mais rápida são as estrias e a flacidez.

Nutrientes

Praticar todas as anteriores e ainda manter uma dieta pobre em nutrientes é um verdadeiro suicídio para a beleza. Manter-se longe de alimentos naturais e saudáveis, é, por consequência, manter-se longe da beleza também. Quem não bebe água, não come frutas e nem vegetais está empreendendo uma verdadeira missão para destruir o próprio corpo. Quando se fala em físico, você é o que você come.