6 mudanças que acontecem no seu corpo durante a gravidez e que são muito normais

por | maio 22, 2019 | Saúde

Um turbilhão de hormônios femininos entra em ação durante a gravidez provocando, além de alterações emocionais, mudanças no seu corpo. Veja quais são as principais e confira dicas para não deixar que essas alterações atrapalhem a sua rotina.

1 – Seios doloridos

No primeiro trimestre de gravidez, a alta produção de estrógeno e progesterona aumenta a sensibilidade e o desconforto nas mamas. Esses hormônios são os responsáveis por preparar os seios para a amamentação. As aréolas alargam e escurecem.

Esse processo deixa os seios bastante sensíveis ao toque e doloridos. Uma medida simples que pode trazer muito mais conforto é investir em sutiãs de tecidos naturais, como o algodão, por exemplo.

Como o tamanho dos seios também aumenta, modelos com mais sustentação e alças largas são ótimas opções.

2 – Escapes de urina

Durante a gravidez, as mudanças no corpo, o peso do bebê e a ação de hormônios como a relaxina, responsável pelo relaxamento dos músculos pélvicos antes do parto, fazem com que a região pélvica esteja mais suscetível a alterações.

Com isso, é comum que as grávidas percebam escapes de urina ao longo do dia. Mas existem algumas formas de reduzir esse sintoma.

Além dos exercícios de fortalecimento do assoalho pélvico, você pode contar também com os absorventes da linha Plenitud Femme. Eles parecem com os absorventes menstruais que você já conhece, mas têm tecnologia específica para absorção de urina, não marcam na roupa, são confortáveis e neutralizam odores.

3 – Veias

O aumento da produção de sangue; o ganho de peso e a pressão nos vasos sanguíneos, sobretudo nas pernas; o crescimento do útero sobre os vasos pélvicos e o aumento dos níveis de progesterona, que relaxam a parede dos vasos.

Diversos fatores aumentam os riscos de varizes (inchaço das veias) durante a gravidez. Usar meias elásticas de média compressão e fazer atividades físicas recomendadas pelo seu médico são algumas medidas que podem evitar os sintomas.

Para aliviar o incômodo, lave as pernas de duas a três vezes por dia com água gelada e coloque-as para cima para ativar a circulação.

4 – Pés inchados

A retenção de líquido e a pressão nas veias da pelve pode provocar o inchaço dos pés. Para aliviar os sintomas, deite de lado e faça repouso.

Nessa posição, o útero se desloca para frente e exerce menos pressão sobre as veias da pelve, facilitando a circulação e reduzindo o inchaço. Beber bastante água e fazer drenagem linfática com permissão médica também pode ajudar.

5 – Enjoo matinal

A intensidade da náusea pode variar, mas é difícil uma grávida que não sinta enjoo em algum momento da gravidez.

Manter uma dieta regrada e evitar o jejum por mais de três horas é importante para amenizar o problema. Alguns alimentos cítricos, como abacaxi, kiwi, laranja e limão, também minimizam os sintomas.

6 – Pele sensível

As mudanças hormonais podem provocar o surgimento de acne e manchas escuras no rosto. É importante consultar um dermatologista nessa fase.

Alguns ácidos e cremes não são indicados durante a gravidez. Somente um profissional pode indicar o tratamento mais adequado. No entanto, algo que pode ser feito todos os dias é o uso de protetor solar.