Causadas principalmente pela intensa exposição solar, as manchas são mais comuns no rosto, mas podem aparecer em outras partes do corpo. Em geral, elas até parecem inofensivas, porém, dependendo da forma ou do tamanho, podem camuflar doenças mais sérias, como o câncer de pele. Esteja atenta a algumas informações que podem fazer a diferença para evitá-las.
Curiosidades sobre manchas na pele
Muitas não podem ser vistas a olho nu
Talvez você tenha visto a experiência em que o fotógrafo americano Thomas Leveritt comprovou na prática os efeitos solares na pele. Em um dia ensolarado, ele convidou pessoas que andavam pelas ruas de Nova York para participar de uma gravação que iluminava os rostos com uma luz ultravioleta.
E o resultado foi surpreendente: muitas pessoas se assustaram ao perceber a quantidade de manchas que, até então, eram invisíveis. O vídeo confirmou que se engana quem pensa que está livre de danos causados pela exposição ao sol apenas porque não consegue ver manchas em seu corpo a olho nu.
Os efeitos do sol na pele são cumulativos
Provavelmente você já reparou em alguma nova pinta que tenha surgido em seu corpo depois de passar muitos dias tomando sol. Isso ocorre porque as radiações solares penetram na pele e provocam alterações celulares que se acumulam com o tempo e são capazes de causar envelhecimento cutâneo, manchas e câncer. Ou seja, os danos não se restringem a um ou dois dias de sol, mas sim a uma vida toda.
Algumas peles são mais sensíveis
Todos os tipos de pele apresentam o a mesma quantidade de melanócitos, porém, pessoas de pele mais clara, como ruivas com sardas, produzem pouca melanina e, portanto, são mais vulneráveis aos danos solares e ao aparecimento de manchas. As chances de rugas, manchas e câncer de pele devido à intensa exposição ao sol são maiores nesse tipo de pele do que em outras tonalidades.
Os riscos de danos relacionados à exposição solar, como o câncer de pele, tendem a ser menores em pessoas de pele mais escura, pois a melanina age como um filtro solar natural. Porém, isso não quer dizer que pessoas com pele mais escura não devam se proteger. Pelo contrário, a proteção é necessária independente da tonalidade da pele.
A luz do escritório também causa manchas
Ao contrário do que muitos pensam, a luz artificial do escritório também emite raios capazes de provocar manchas. Mesmo que a intensidade seja mais baixa do que a luz solar, os efeitos se acumulam com o tempo.
Existem diferentes causas
Claras ou escuras, as manchas surgem quando a distribuição de melanina na pele está desigual. Assim como são muitos os tipos de manchas, são várias as possíveis causas. Alguns exemplos são: predisposição genética, alergias, exposição excessiva a determinados medicamentos, gravidez, cicatrizes, alterações hormonais, entre outras.
Como evitar manchas na pele
A melhor saída para combater as manchas e proteger a sua saúde é a prevenção. Todas as manchas, claro, são agravadas pelos efeitos do sol. Portanto, é fundamental que o protetor solar faça parte da sua rotina, tanto em casa como no escritório.
Opte por um produto que garanta a proteção contra os raios UVA e UVB e também tenha ação antioxidante, protegendo a pele dos danos causados pelos raios infravermelhos. Assim como você usa hidratante e maquiagem, não deixe de passá-lo todos os dias – mesmo nos nublados.
A linha de Protetores Cenoura & Bronze oferece toda a proteção que você precisa contra os raios UVA e UVB e os danos causados pelos raios infravermelhos. Confira mais no site da marca.