O câncer de tireoide é um tumor maligno que afeta diretamente a glândula tireóide – localizada na parte da frente do pescoço, logo abaixo da laringe. A tireoide é responsável por produzir hormônios que regulam o metabolismo, ou seja, o armazenamento de energia.
Câncer na tireoide: como se desenvolve
O tumor se desenvolve por meio de células que se multiplicam rapidamente destruindo órgãos e se espalhando para os linfonodos do pescoço (ínguas) ou pulmões. Conforme informações do Hospital de Câncer de Barretos, esse tipo de tumor ocorre com mais frequência em mulheres e tende a ser mais agressivo em pessoas acima 45 anos.
Sintomas comuns do câncer na tireoide
Geralmente o câncer na tireoide pode ser identificado por nódulos na glândula ou pelo aumento em seu volume. Esse aumento costuma ser benigno, mas são necessários alguns exames para um diagnóstico preciso.
Embora possam ser identificados por meio de sintomas comuns, o câncer na tireoide também pode dar sinais de sua existência por meio de sintomas menos conhecidos e que podem ser facilmente confundidos com quadros corriqueiros que não necessariamente demandam preocupação.
Sintomas ocultos
- Rouquidão
- Dificuldade para engolir
- Dificuldade para respirar
- Tosse constante
- Dor no ouvido
Sinais e tratamento de câncer na tireoide
- Câncer de tireoide: o que é, sintomas, tipos e mais
- Câncer de tireoide: até 90% dos casos são tratados
- Nódulo na tireoide é perigoso? Significa câncer?