Em momentos de estresse e nervosismo, é normal o desejo de aliviar as tensões em comidas que você sabe não ser as mais saudáveis. Mas se você cede às tentações e ainda não sente melhora, saiba que o que você come podem até piorar o estado de ansiedade. Confira 5 comidas que você deve evitar nestes momentos, segundo especialistas ouvidos pela reportagem do site “Prevention”:
Causas da ansiedade: alimentos
1. Café: em momentos de ansiedade vale abrir mão da tradicional bebida para não piorar a situação. A cafeína tem um efeito estimulante sobre o sistema nervoso, o que provoca uma liberação de cortisol, hormônio do estresse, agravando problemas de ansiedade e de distúrbios de sono, particularmente em pessoas com transtornos de pânico e ansiedade social.
2. Massas: carboidratos refinados, como macarrão, pão branco, doces e bebidas açucaradas podem destruir o humor, causando picos de açúcar no sangue. Em 2010, pesquisadores descobriram que ratos alimentados com uma dieta açucarada apresentavam comportamento mais nervoso e ansioso quando privados de açúcar, algo semelhante ao que ocorre com as pessoas em abstinência química.

3. Refrigerante diet: além de conter cafeína, a bebida ainda é rica em adoçantes artificiais, como o aspartame, o que pode reduzir significativamente no cérebro os níveis de serotonina, hormônio do bem-estar. Estudos indicam que o efeito do aspartame sobre pessoas com histórico de depressão piora os sintomas, incluindo sentimentos de ansiedade.
4. Ketchup: condimentos podem ser fonte componentes que causam picos e quedas de açúcar no sangue, podendo provocar ansiedade e até mesmo uma espécie de compulsão que aumenta o desejo de sempre consumir mais e mais do alimento, podendo causar obesidade e outros problemas de saúde.
5. Álcool: bebidas alcoólicas normalmente são relacionadas a momentos de descanso e relaxamento, mas esta tranquilidade é temporária e, ao longo do tempo, pode ter efeito contrário, piorando muito o quadro de ansiedade.
Alívio sem remédios: 6 maneiras de combater a ansiedade