Problema bastante comum e desagradável, o mau hálito nem sempre está associado apenas à falta de uma adequada higiene bucal. Ele pode ser resultado de diversas condições, que vão desde o excesso de secura na boca, fator que favorece o aumento de bactérias e facilita o progresso de doenças, a periodontites, gengivites e até mesmo amidalite.
De acordo com dados da Associação Brasileira de Halitose, cerca de 50 milhões de brasileiros são afetados pelo problema. A seguir, listamos quatro episódios constrangedores que você possivelmente já enfrentou por causa do mau hálito, além de uma dica infalível de como evitá-lo:
Situações que em que mau hálito causa vergonha
Conversar com alguém de perto
Quem já passou por uma situação como essa sabe o quanto pode ser desesperador. É triste pensar que dificilmente a pessoa não sentiu o cheiro ruim vindo da sua boca em conversas muito próximas.
Dançar coladinho
O que era para ser um momento romântico acaba se tornando minutos tensos e decepcionantes. Em vez de concentrar na dança e na música, você apenas se perguntava se a pessoa estava sentindo o mau hálito, não é mesmo?
Dar o primeiro beijo em um paquera
Se você sofre com esse problema, com certeza, já tentou disfarçar o mau hálito com bala ou chiclete, principalmente, na hora de beijar aquele paquera que você tanto tinha vontade, não é mesmo? Mas, para variar, nem assim conseguiu evitar o problema e o constrangimento tomou conta da situação. Esse é mais um episódio constrangedor na vida de quem já teve mau hálito e ninguém merece passar por isso, né?
Participar de uma reunião com o chefe
Muitas pessoas já tiveram que colocar a mão na boca para tentar disfarçar o mau hálito no trabalho. Tome cuidado: a atitude pode comprometer a sua relação com os colegas e te fazer perder importantes oportunidades em sua vida não só profissional, mas também pessoal.
Como controlar o mau hálito
Se você suspeita que sofre com mau hálito, pergunte para uma pessoa de confiança e consulte um dentista para identificar possíveis causas e os tratamentos mais indicados para o seu tipo de problema.
Descartadas maiores complicações de saúde, a principal dica para combater o mau odor da boca ainda é caprichar na higienização bucal. Escovar os dentes após as principais refeições, usar regularmente o fio dental e completar a higiene fazendo bochechos com enxaguatório bucal de uso diário são medidas simples e extremamente eficientes. As práticas são importantes para evitar o acúmulo de bactérias que causam não somente o mau hálito, como o aparecimento de placa, tártaro e gengivite.
LISTERINE® Cuidado Total ZERO™ promove uma boca mais saudável em apenas 2 semanas* e tem sua eficácia clinicamente comprovada. Confira mais no site da marca.
*vs somente escovação/dados em arquivo