Extraída da casca da fruta, a farinha de maracujá é repleta de benefícios à saúde e às dietas para emagrecer. Isso porque, além de ser rica em fibras, que ajudam a prolongar a sensação de saciedade, a acelerar a eliminação de gorduras do organismo e a regular o funcionamento do intestino, o alimento também é fonte de vitaminas e minerais. Aprenda como inclui-la no cardápio do dia a dia.
Leia também:
Farinha de amora desincha, devora gordura e potencializa treino
Farinha de soja preta emagrece e faz bem ao corpo
Farinha branca traz riscos de obesidade e doenças crônicas
Como usar farinha de maracujá
Refeições
Uma das principais maneiras de consumir a farinha de maracujá é como acompanhamento das refeições principais e da salada. Para isso, basta acrescentar uma colher (sopa) de farinha nos pratos – uma boa dica é acrescentá-la ao arroz, peixes e purê e batatas.
Antes das refeições
Para quem quer emagrecer com farinha de maracujá, o melhor jeito de consumir é misturá-la com água e ingerir 30 minutos antes das refeições. O alimento libera fibras que formam um gel no estômago, provocando sensação de saciedade e prevenindo problemas intestinais, como prisão de ventre.
Sobremesa
A farinha também pode incrementar o valor nutricional da sobremesa. Basta polvilhar uma colher (sopa) em frutas, caldas, cremes, sorvetes e iogurtes, por exemplo.
Suco
Outra forma de consumir é acrescentando uma colher (sopa) da farinha de maracujá em um suco funcional, isso ajudará a potencializar o efeito da bebida.
Como fazer farinha de maracujá
Coloque quatro maracujás de molho em um litro de água com uma colher (sopa) de água sanitária por 15 minutos. Em seguida, lave as frutas com água fria, corte-as ao meio e retire a parte branda da casca. Corte as cascas em tirar e leve-as ao forno médio por 30 minutos.
Depois retire as cascas do forno, deixe esfriar e coloque-as no liquidificador. Bata, em potência máxima, até que o alimento vire uma farinha. Peneire e guarde em um frasco de vidro com tampa.