Mulheres normalmente são bastante preocupadas com a saúde e a higiene íntima e, não raro, se assustam quando a região apresenta secreções, sem saber que nem sempre indicam corrimento ou qualquer outra complicação.
Mudanças na secreção vaginal que são hormonais (e normais!)
A vagina é uma região úmida que abriga diversos tipos de muco. A secreção, formada por células, bactérias mortas e outros elementos naturais, pode mudar de acordo com o período do ciclo reprodutivo feminino e podem apresentar alterações apenas por causa de variações hormonais, sem sinalizar anomalias, doenças ou infecções.
Durante o período da ovulação, por exemplo, a mulher pode observar o surgimento de uma secreção transparente, semelhante à clara de ovo. Após a menstruação, ela fica parecida com uma borra de café, em um marrom escuro que carrega os últimos vestígios de sangue, que tampouco indica qualquer problema se desaparece rapidamente.
Outro tipo de secreção normal é o corrimento branco, principalmente se tiver espessura fina, não apresentar odor forte e aparecer em pequena quantidade.
A secreção vaginal normal, chamada corrimento vaginal fisiológico, é estimulada pelo estrogênio e tem função de umedecer, lubrificar e manter a vagina limpa, dificultando o surgimento de infecções. Portanto, é benéfica para a saúde.
Tipos de corrimento que podem indicar infecções e doenças
Quando o corrimento tem coloração muito diferente, conta com presença excessiva de sangue ou tem cheiro anormal é preciso ter atenção e procurar um médico, já que pode indicar algum problema de saúde.
Além da aparência incomum do corrimento (amarelado, acinzentado, verde e com mau cheiro), é importante verificar fatores associados ao problema, como como desconfortos nas relações sexuais e dor para urinar e odores fortes. Caso perceba um ou mais destes sinais, procure um ginecologista que fará o diagnóstico correto e passará o tratamento adequado.
Cuidados com a região íntima
- Muitas mulheres têm herpes genital e não sabem: 8 sinais para desconfiar
- Vagina dolorida após o sexo: o que pode causar? Como identificar e evitar
- Sua calcinha é muito mais suja do que você imagina: veja jeito certo de lavar