3 tipos de cogumelo que melhoram a memória e protegem a saúde do cérebro

por | abr 17, 2019 | Saúde

Adicionar cogumelos às refeições não só agrega mais sabor aos preparos do dia a dia como também pode ajudar a aguçar a inteligência, evitando problemas como a falta de memória no futuro. Essa foi a conclusão de um estudo realizado pela Universidade Nacional de Cingapura, que descobriu um poderoso antioxidante no cogumelo que ajuda a proteger o cérebro contra o declínio cognitivo.

Comer cogumelo ajuda na memória

Para este estudo, os cientistas acompanharam os hábitos alimentares de 663 chineses com mais de 60 anos entre 2011 e 2017. Durante a pesquisa, os participantes foram questionados com que frequência comiam seis tipos diferentes de cogumelos, entre eles, o shitake, shimeji e o champignon.

Nestes 6 anos de pesquisa, eles constataram que o consumo de duas porções de cogumelos por semana reduziu em 50% as chances de um indivíduo desenvolver problemas de memória e linguagem, na comparação com pessoas que comiam menos de uma porção do alimento.

Os participantes que consumiam mais cogumelos tiveram melhor desempenho em testes de raciocínio e maior velocidade de processamento de informações. Essa associação foi feita independente de sexo, tabagismo, consumo de álcool ou presença de distúrbios de saúde como doenças cardíacas, diabetes, hipertensão, entre outros. O objetivo principal era explorar o papel dos cogumelos e seus compostos bioativos no retardo de problemas como a neurodegeneração.

Benefícios do cogumelo para a saúde cerebral

A pesquisa publicada no Journal Alzheimer’s Disease ressalta que os cogumelos possuem nutrientes vitais que ajudam a proteger os efeitos do tempo no cérebro, entre eles, a ergotioneína, um aminoácido antioxidante e anti-inflamatório único que o corpo não consegue produzir sozinho.

ShutterStock

Isso sem contar que os cogumelos também são ricos em vitamina D, espermidina e selênio – consideradas substâncias fundamentais para proteger os neurônios contra problemas graves como a demência e o mal de Alzheimer.

Cogumelos associados ao estilo de vida

Mesmo parecendo um ingrediente “mágico” para a saúde cerebral, os pesquisadoras reforçam que um estilo de vida e alimentação saudável, pautada em ingredientes naturais como chás, verduras, peixes e nozes, também são benéficos para os neurônios.

Apesar da associação animadora, os cientistas afirmam que novas pesquisas ainda precisam ser feitas aprofundar a relação entre os cogumelos e desempenho cerebral, além de estabelecer uma ligação direta na prevenção de declínios cognitivos, que afeta a memória, linguagem, atenção e até mesmo localização de objetos em um ambiente.

Alimentos que previnem doenças