Um motivo bastante simples faz com que as mulheres sejam muito mais propensas a sofrer com uma infecção urinária do que os homens: a anatomia feminina. Além de ser mais curta, a uretra da mulher ainda possui sua abertura localizada próximo ao ânus, o que facilita a colonização de bactérias provenientes do trato gastrointestinal.
A migração de bactérias do ânus pelo do períneo até chegar nas proximidades da uretra é ainda facilitada durante as relações sexuais, tanto pela lubrificação quanto pelo contato do pênis, explica a ginecologista Luciana Deister. Em seu perfil no Instagram, a médica ensina 3 maneiras muito simples e eficazes de evitar as infecções urinárias:
Como evitar infecção urinária após o sexo

1. Um dos métodos mais simples e eficazes é a mulher fazer xixi depois da relação sexual. O ato pode reduzir em até 80% os riscos de uma infecção urinária. Urinar cerca em até 45 minutos após o sexo elimina as bactérias que podem ter entrado na vagina.
2. Usar preservativos, além de evitar uma gravidez indesejada e ser o método mais eficiente conta DSTs, ainda é fundamental para garantir proteção contra quadros de infecção urinária, segundo a ginecologista.

3. Por fim, a médica explica que é importantíssimo trocar a camisinha depois da penetração anal antes de passar para a penetração vaginal, mesmo que essa penetração seja com dedos ou brinquedinhos sexuais. A substituição evita que bactérias sejam passadas do ânus para a vagina.
https://www.instagram.com/p/Bo-OBQQHVxk/
Tire dúvidas sobre infecção urinária
- Fruta famosa por tratar infecção urinária deve ser consumida deste jeito
- Infecção urinária: 7 sintomas para prestar muita atenção e detectá-la
- 3 sinais denunciam que a infecção de urina pode ter chegado aos rins