Considerado não apenas atraente diante dos padrões estéticos vigentes, um corpo sarado é, para muitos, sinônimo de saúde – mas isso nem sempre é a realidade. O ator Zac Efron, por exemplo, surgiu mais definido que nunca para protagonizar o filme “Baywatch: S.O.S. Malibu” em 2017, e, recentemente, deixou claro que apesar de aquela ser a forma física desejável de muita gente, ele não estava nada saudável.
Zac Efron diz que sua transformação física levou à insônia e depressão
Famoso especialmente por estrelar a trilogia “High School Musical”, Zac Efron tem um corpo que é considerado por muitos o “corpo perfeito”. Recentemente, porém, ele provou que nem sempre um corpo sarado é saudável ou feliz, contando que, em sua fase com os menores índices de gordura corporal, decorrente da preparação para um filme, ele teve problemas de saúde devido à rotina fitness.
Fazer exercícios, ter uma alimentação equilibrada e fazer um controle adequado do peso são, segundo especialistas, boas formas de manter a saúde, mas, em entrevista à revista norte-americana ” Men’s Health“, o ator de 34 anos contou que a preparação física à qual se submeteu para estrelar “Baywatch”, em 2017, foi o que lhe causou, segundo médicos, insônia e depressão.
https://www.instagram.com/p/BT900HCl-dZ/
Conforme contou Efron, para atingir o “visual Baywatch” (que ele não crê ser alcançável normalmente), ele teve de tomar grandes quantidades de medicamentos diuréticos, que são utilizados especialmente no tratamento de problemas de pressão sanguínea e têm como efeito um aumento na expulsão de líquidos pelo corpo. Devido ao efeito, o remédio em questão ajuda a desinchar, o que auxiliou o ator no processo de chegar a quase 0% de gordura corporal.
Além dos diuréticos, o famoso disse que estava treinando demais e comendo as mesmas três refeições por dia. Isso, segundo ele, o levou a um quadro físico e mental ruim. “Comecei a desenvolver insônia e caí em uma depressão muito forte, por um longo tempo. Algo sobre essa experiência me consumiu”, disse Efron à reportagem, comentando que, depois da experiência, quer aumentar a conscientização sobre os efeitos negativos de longo prazo deste nível de preparação.
https://www.instagram.com/p/B4LaeVSl85F/
É importante lembrar, porém, que a prática de exercícios físicos está, de forma geral, ligada a uma melhora nas funções do organismo e até em benefícios para quem sofre de ansiedade ou depressão. Especialistas apontam, no entanto, que o excesso de exercícios físicos – como no caso de Efron – pode levar não só a lesões musculares, mas a amenorreia (ausência de menstruação), problemas de fertilidade, alterações na produção de testosterona e cortisol, fadiga, dores crônicas, entre outros.