Musculação ajuda a prevenir demência em idosos, indica estudo

Bastou apenas dois dias praticando exercícios de força para que os participantes da pesquisa apresentassem uma melhora considerável

Já não é de hoje a musculação é indicada para muito além da estética. Manter uma boa taxa de massa magra, por exemplo, vem sendo apontado como algo crucial para uma velhice mais saudável.

O que muitas pessoas não imaginavam, contudo, é que a musculação para idosos previne até demência. Segundo estudo da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), a prática pode ser ainda mais benéfica do que se imaginava, uma vez que atinge até o cérebro.

Musculação previne demência

musculação previne demência
(Crédito: freepik/freepik)

Para o estudo, os pesquisadores acompanharam 44 idosos com comprometimento cognitivo leve ao longo de 24 semanas. Os participantes foram divididos em dois grupos. O primeiro realizou musculação duas vezes por semana com carga de intensidade moderada a alta. Já o segundo não participou de atividades físicas específicas.

Ao final do período, observou-se que o grupo que praticou musculação apresentou melhora na memória, além de preservação do volume de áreas cerebrais, alterando em partes a anatomia do cérebro. Além disso, notou-se uma integridade da substância branca do cérebro nesse grupo, indicando uma possível proteção contra a atrofia cerebral relacionada à idade.

O grupo de controle, no entanto, apresentou uma diminuição do volume de massa cinzenta no hipocampo e pré-cúneo. Essas áreas do cérebro estão relacionadas a doenças como Alzheimer.

Benefícios de exercício físico