Não é nenhum mistério que a perda de peso envolve disciplina e mudanças de hábitos – ou seja, dieta e exercícios. No entanto, muitas pessoas acreditam que homens emagrecem com mais facilidade por meio de exercícios físicos, enquanto as mulheres devem apostar em dietas.
Afinal, isso é realidade? Entenda as diferenças entre homens e mulheres no processo de emagrecimento.
Homens e mulheres emagrecem diferente: mito ou verdade?
Segundo a endocrinologista Claudia Chang, membro da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, esse pensamento é um mito. A ideia de que homens perdem peso com exercícios físicos e mulheres com dieta vem do fato de que homens têm mais massa moscular. Isso é, na visão de muitos, uma “vantagem metabólica”.
“A massa magra tem correlação direta com a taxa metabólica basal, a energia que se gasta para viver, portanto eles possuem proporcionalmente uma taxa metabólica maior”, afirma ela, se referindo às calorias que o corpo queima sem qualquer estímulo, apenas em um dia a dia normal. Sendo assim, quando existe algum estímulo (exercício físico), queima calórica do homem já começa em “vantagem”.
Entretanto, isso não significa que homens emagreçam com mais facilidade por meio de exercícios físicos, e mulheres por meio da dieta.
A especialista frisa que tanto homens quanto mulheres precisam estar em um mesmo contexto para que a perda de peso aconteça de forma efetiva e a longo prazo. Se homens focarem apenas em exercícios e mulheres focarem apenas em dieta, é provável que ambos tenham prejuízos no processo. Eles podem, por exemplo, enfrentar problemas de saúde por má alimentação, enquanto elas podem perder muito da musculatura.
“A alimentação balanceada é fundamental tanto para homens como para mulheres. O equilíbrio entre alimentação e atividade física é imprescindível. O exercício é fundamental para emagrecimento e principalmente manutenção do peso perdido”, conclui Claudia.
Por fim, é preciso explicar que, de fato, algumas pessoas têm maior facilidade para emagrecer independentemente do gênero. Com ou sem essa facilidade, o combo de dieta e exercícios segue essencial para ambos do ponto de vista de saúde.