A atividade física regular é um dos pilares da boa saúde e, para atingir esse objetivo, muitos recorrem à academia. Este, porém, não é um ambiente que agrada a todos e pode, de fato, ser monótono, atrapalhando a consistência da prática de exercícios. Ir à academia, no entanto, não é a única forma de se exercitar – e, para quem não gosta de frequentá-la, o Tá Saudável listou uma série de atividades que não só ajudam a movimentar o corpo em outros ambientes, mas ainda queimam muitas calorias.
Exercícios para quem não gosta de academia
Natação
Seja em casa ou em um local que oferece aulas, a natação é considerada uma das atividades físicas mais completas para qualquer objetivo. Além de melhorar o condicionamento físico, o fôlego e a postura, ela também é ótima para definir os músculos e, é claro, emagrecer: em uma hora de nado livre, é possível gastar de 500 a 600 calorias.
Pular corda
Brincadeira de criança? Não necessariamente. Pular corda, assim como a natação, é um exercício bastante “global”, ou seja, movimenta o corpo como um todo e oferece uma série de benefícios. Além de contribuir para a saúde cardiovascular ao melhorar o condicionamento físico, pular corda queima de 400 a 600 calorias em apenas meia hora – e o melhor é que isso pode ser feito até dentro de casa.
Dança (aulas ou tutoriais no YouTube)
Além de melhorar o tônus muscular e o condicionamento físico por também ser um exercício que mexe o corpo como um todo, a dança – seja ela praticada em aulas ou em casa, seguindo tutoriais de coreografias ou aulas online gratuitas no YouTube) também é um ótimo exercício do ponto de vista de perda de peso. A depender da intensidade, uma hora gasta entre 300 e 500 calorias.
Circo
Para quem procura algo realmente diferente e que não remete em nada ao ambiente da academia, as aulas de circo são uma ótima opção. Nela, inúmeras habilidades são exercitadas com o auxílio de equipamentos inusitados – e, além de ser uma atividade dinâmica, ela exige bastante do corpo, ajudando na definição dos músculos e gastando cerca de 500 calorias em uma hora da prática.
Lutas
Uma das formas mais efetivas de se exercitar, fortalecer o corpo e perder peso sem se entediar (e longe da academia) é, certamente, a prática de lutas. De muay thai a boxe, lutas exercitam não só os músculos, mas também habilidades como agilidade e concentração. Além disso, é uma ótima alternativa para perda de peso: em uma hora de aula, o boxe, por exemplo, tende a gastar cerca de 800 calorias.
Caminhada
Exercício democrático que pode ser feito sem qualquer vínculo a um estabelecimento (como academias e escolas de esporte) e na rua, a caminhada também é uma boa alternativa para escapar da academia, mas movimentar o corpo. Com ela, é possível fortalecer o corpo de forma geral e melhorar o condicionamento físico – e, em uma hora andando em ritmo rápido, se gasta de 400 a 600 calorias.
Gasto calórico é variável
Apesar de ser possível estimar a média de calorias gastas em cada exercício, isso varia de pessoa para pessoa a depender de vários fatores. Corpos mais pesados gastam mais calorias para realizar o mesmo esforço que corpos mais leves – e, além disso, a intensidade do exercício e até o clima do dia, no caso de atividades feitas ao ar livre, contribuem para um maior ou menor gasto calórico.