Saiba o que fazer antes de fazer sua inscrição na academia ou aula de outra prática
A prática de exercícios físicos é crucial não só para a saúde física como também para a mental. No entanto, apesar de empolgante, uma nova rotina de treinos exige atenção.
Por isso, se a ideia é começar uma atividade física, conheça quais os cuidados você deve ter antes.
Cuidados necessários antes de começar uma atividade física

Consultas médicas antes de iniciar qualquer prática esportiva são fundamentais. E isso vale para todas as idades. Um cardiologista ou médico do esporte pode identificar riscos, recomendar exames e até orientar a melhor forma de começar, respeitando seu corpo e objetivos.
“Todo indivíduo que se submete à prática de exercícios físicos sem orientação está sujeito à lesão e ao mal súbito. É preciso uma avaliação prévia e acompanhamento de um profissional de saúde, que possa avaliar os riscos e mitigá-los”, ressalta o Dr. Warlindo Carneiro da Silva Neto, especialista em medicina do exercício e do esporte do Vita Ortopedia e Fisioterapia.
Para quem tem mais de 40 anos ou convive com fatores como hipertensão, diabetes ou colesterol alto, os cuidados precisam ser ainda maiores. Nesse caso, além do exame clínico, há a sugestão de fazer um eletrocardiograma, teste de esforço, ecocardiograma e até exames mais completos. “Testes cardiopulmonar ou ergoespirométrico também podem ser solicitados e serão de grande ajuda na programação do exercício de forma adequada para uma melhora do desempenho e realmente afastar algo que possa oferecer risco durante o exercício”, explica a cardiologista e Head Médica da Cardiologia do Fleury Medicina e Saúde, Dra. Paola Smanio.
Atenção a desidratação
A desidratação é outro fator que pode comprometer o desempenho e até trazer riscos sérios, como queda de pressão, arritmias cardíacas e cansaço excessivo. “As altas temperaturas também podem promover aumento da espessura do sangue, fazendo subir a pressão e a frequência cardíaca, elevando o risco de infarto do miocárdio ou AVC”, explica a Dra. Paola.
Por isso, manter-se hidratado é regra, Prefira água, sucos naturais e, com orientação, bebidas isotônicas para repor os sais minerais perdidos no suor. Evitar os horários mais quentes do dia, optar por roupas leves, usar protetor solar e fazer refeições leves também ajudam a prevenir problemas durante a prática esportiva.
Cuidado com as lesões
Se você está parado há um tempo, nada de exagerar logo nos primeiros dias. Comece com treinos leves e vá aumentando gradualmente. “Uma dica para evitar lesões, é passar por uma avaliação biomecânica, pois alguns indivíduos já têm predisposição, por questões anatômicas, a determinadas lesões em alguns tipos de exercício. De modo geral, a prática de exercícios é segura, mas, ao ser praticada de maneira muito intensa e sem preparo adequado, pode trazer riscos”, conclui o Dr. Warlindo.