De forma geral, caminhar faz bem para a saúde. Um estudo, no entanto, descobriu que quando a prática ocorre logo após a alimentação, pode ser particularmente benéfica para a prevenção do diabetes. Mas, afinal, por que caminhar depois de comer faz bem?
Entenda abaixo por que a caminhada após as refeições é tão proveitosa para o corpo com relação aos níveis de açúcar no sangue.
Caminhar depois de comer pode prevenir diabetes
Elaborada por cientistas da Universidade de Limerick, na Irlanda, a pesquisa afirma que fazer caminhada após as refeições (por 2 a 5 minutos), é o suficiente para reduzir os níveis de açúcar no sangue. Isso evita, por exemplo, complicações como diabetes tipo 2.
Para o estudo, publicado no periódico científico Sports Medicine, os pesquisadores analisaram os resultados de sete trabalhos científicos anteriores. Esses trabalhos compararam os efeitos de permanecer sentado em comparação aos de ficar em pé ou caminhar. As medições incluíam dados sobre saúde cardíaca, níveis de insulina e açúcar no sangue.
É preciso caminhar muito depois de comer para ter os efeitos?
Todas as pesquisas revisadas mostraram que apenas alguns minutos de caminhada leve após uma refeição foram suficientes para melhorar significativamente os níveis de açúcar no sangue.
Os pesquisadores também deram outra razão para fugir do sofá, da poltrona e da cama após o almoço ou jantar: eles descobriram que o simples ato de ficar dem pé após comer já contribui para a diminuição dos níveis de açúcar no sangue. Mas, neste caso, os benefícios não são tão significativos quanto os de uma caminhada.
De acordo com os cientistas, a caminhada de intensidade leve após as refeições faz bem para a saúde porque exige envolvimento ativo dos músculos e usa o combustível dos alimentos em um momento no qual há muito dele circulando na corrente sanguínea.