É difícil, mas vale a pena: 6 motivos para colocar a prancha na sua rotina

por | abr 14, 2022 | Fitness

Apesar de simples, a prancha é um dos exercícios mais desafiadores e completos por exigir grande esforço e trabalhar diversas áreas do corpo. Conheça os benefícios da prancha e veja por que você deveria colocar a atividade na sua rotina:

Benefícios da prancha

1. Prancha define a musculatura abdominal: na atividade isométrica (sem movimentação), o tronco fica elevado e o abdômen permanece contraído. A posição fortalece a região e ajuda a garantir uma barriga mais definida.

2. Prancha melhora a postura: ao exigir um movimento mínimo na contração de todos os músculos abdominais, o exercício fortalece o “core” (abdômen, lombar e quadril), ajudando a ter o suporte muscular necessário para manter a postura adequada e reduzir desconfortos na lombar e melhorando a postura.

iStock

3. Prancha garante flexibilidade: praticar a atividade regularmente melhora a flexibilidade dos músculos de várias regiões do corpo, como ombros, braços, tendões e arcos dos pés, áreas que nem sempre merecem atenção, mas que são de extrema importância para o corpo.

4. Prancha dá estabilidade e equilíbrio: por fortalecer braços, pernas e região do “core”, que envolve todo nosso centro de gravidade, o exercício ajuda no equilíbrio e na estabilização de todo o corpo, o que previne quedas e lesões.

5. Prancha alivia dores nas costas: a atividade trabalha com eficiência os músculos que estabilizam a coluna vertebral e, como fortalece as costas, ajuda a reduzir e a aliviar dores nesta parte do corpo, especialmente a área inferior, da lombar.

.
JLco – Julia Amaral/Getty Images/iStockphoto

6. Prancha é democrática: por fim, um dos motivos pelos quais você deve colocar a prancha na sua rotina é sua conveniência. O exercício pode ser feito em qualquer lugar, não exige equipamentos e leva apenas alguns minutos.

Como fazer exercício de prancha

Deite-se de bruços sobre um colchonete ou toalha, mantendo os antebraços no solo e os cotovelos diretamente abaixo dos ombros.

Em seguida, eleve o tronco contraindo o abdômen e mantenha o corpo reto durante todo o exercício, sem levantar o bumbum ou abaixar o quadril. Permaneça estático durante o tempo determinado, volte à pose inicial para o descanso e repita.